A influência dos postulados da Liga Eleitoral Católica (LEC) no processo eleitoral sul-rio-grandense (1946/1947)
Resumo
Com o advento da democratização – apesar das limitações – é possível reconhecer a construção de uma experiência democrática brasileira (1945-1964) por meio da consolidação dos partidos políticos, do aperfeiçoamento dos mecanismos eleitorais e da ampliação do eleitorado. Nas eleições de 1947, para o para o governo sul-rio-grandense, o anticomunismo católico permeou o processo eleitoral. O presente trabalho tem por objetivo compreender a influência da Igreja Católica por meio dos ditames apregoados pela Liga Eleitoral Católica (LEC) na propaganda político-partidária do Partido Social Democrático (PSD) e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) veiculada nos jornais Correio do Povo e Diário de Notícias.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.