Frei Constantino Koser: uma face do conservadorismo católico na abertura do Concílio Vaticano II
Resumo
O intelectual frei Koser, nesta pesquisa, apresenta uma compreensão teológica acerca da realidade histórica vigente no contexto da abertura do Concílio Vaticano II. Seus textos configuram uma espécie de resposta teológica ao mundo contemporânea, por onde teria se articulado um avanço tecnológico nos modos de produção e consumo, originando um novo tipo humano, para o qual a Igreja deveria se voltar. Frei Koser anuncia, em seu texto, a atribuição de funções sociais, típicas do clero, para a esfera dos fiéis. Em seus artigos, a educação e ação social cristã devem ser pressupostos vitais para a continuidade da Igreja Católica junto à realidade que se descortinava. Valendo-se do referencial teórico-metodológico da história intelectual, são os traços da compreensão teológica daquele momento que se apresentam, na busca de conciliação entre progressistas e conservadores.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.