Pentecostais, Fundamentalismo e Laicidade no Brasil:

uma análise da atuação da bancada evangélica no Congresso Nacional

Palavras-chave: Fundamentalismo, secularização, protestantismo, bancada evangélica

Resumo

O presente artigo analisa o pentecostalismo brasileiro, tendo como foco a atuação da bancada evangélica no Congresso Nacional, a partir da redemocratização. Para isso, partimos de uma análise do conceito de fundamentalismo para problematizarmos sua aplicação em nosso contexto-histórico cultural. É feita uma distinção do fundamentalismo de outros momentos da história do movimento protestante, para compreensão de suas especificidades quando de seu surgimento, no início do século XX e em nossa realidade histórica. Por fim, analisamos alguns projetos de lei de parlamentares brasileiros e seus possíveis impactos sobre a vida social, bem como suas consequências para a democracia e o dispositivo constitucional da laicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bertone de Oliveira Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto do curso de História da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína.

Referências

ARENDT, Hannah. Sobre a Revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

ARMSTRONG, Karen. Em Nome de Deus: o fundamentalismo no Judaísmo, no Cristianismo e no Islamismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

______. Campos de Sangue: religião e a história da violência. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

BITTENCOURT FILHO, José. Matriz Religiosa Brasileira: religiosidade e mudança social. Petrópolis, RJ: Vozes; Petrópolis, RJ, Koinonia, 2003.

CARNEIRO, Henrique. Guerra dos Trinta Anos. In: MAGNOLI, Demétrio (org.). História das Guerras. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2015.

CATROGA, Fernando. Entre Deuses e Césares: secularização, laicidade e religião civil – uma perspectiva histórica. 2 ed. Coimbra, 2010.

DELUMEAU, Jean. Nascimento e Afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989, p. 106.

DUARTE, Luiz Fernando Dias et al. Valores Religiosos e Legislação no Brasil: a tramitação de projetos de lei sobre temas morais controversos. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

GOMES, Edlaine; NATIVIDADE, Marcelo; MENEZES, Rachel Aisengart. Proposições de leis valores religiosos: controvérsias no espaço público. In: DUARTE, Luiz Fernando Dias et al. Valores Religiosos e Legislação no Brasil: a tramitação de projetos de lei sobre temas morais controversos. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

HILL, Christopher. A Bíblia Inglesa e as Revoluções do Século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

MARIANO, Ricardo. Laicidade à Brasileira: católicos, pentecostais e laicos na disputa pela esfera pública. Civitas. Porto Alegre: v.11, n. 2, p. 238-258, maio-ago. 2011.

MARRAMAO, Giacomo. Poder e Secularização: as categorias do tempo. São Paulo: Editora UNESP, 1995.

PIERUCCI, Antonio Flávio. Representantes de Deus em Brasília: a bancada evangélica na Constituinte. In: ______; PRANDI, Reginaldo. A Realidade Social das Religiões no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1996.

Publicado
2020-03-23
Como Citar
Sousa, B. de O. (2020). Pentecostais, Fundamentalismo e Laicidade no Brasil: . Revista Brasileira De História Das Religiões, 13(37). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v13i37.49031
Seção
CHAMADA TEMÁTICA