Pentecostais, Fundamentalismo e Laicidade no Brasil:
uma análise da atuação da bancada evangélica no Congresso Nacional
Resumo
O presente artigo analisa o pentecostalismo brasileiro, tendo como foco a atuação da bancada evangélica no Congresso Nacional, a partir da redemocratização. Para isso, partimos de uma análise do conceito de fundamentalismo para problematizarmos sua aplicação em nosso contexto-histórico cultural. É feita uma distinção do fundamentalismo de outros momentos da história do movimento protestante, para compreensão de suas especificidades quando de seu surgimento, no início do século XX e em nossa realidade histórica. Por fim, analisamos alguns projetos de lei de parlamentares brasileiros e seus possíveis impactos sobre a vida social, bem como suas consequências para a democracia e o dispositivo constitucional da laicidade.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Sobre a Revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ARMSTRONG, Karen. Em Nome de Deus: o fundamentalismo no Judaísmo, no Cristianismo e no Islamismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
______. Campos de Sangue: religião e a história da violência. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
BITTENCOURT FILHO, José. Matriz Religiosa Brasileira: religiosidade e mudança social. Petrópolis, RJ: Vozes; Petrópolis, RJ, Koinonia, 2003.
CARNEIRO, Henrique. Guerra dos Trinta Anos. In: MAGNOLI, Demétrio (org.). História das Guerras. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2015.
CATROGA, Fernando. Entre Deuses e Césares: secularização, laicidade e religião civil – uma perspectiva histórica. 2 ed. Coimbra, 2010.
DELUMEAU, Jean. Nascimento e Afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989, p. 106.
DUARTE, Luiz Fernando Dias et al. Valores Religiosos e Legislação no Brasil: a tramitação de projetos de lei sobre temas morais controversos. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
GOMES, Edlaine; NATIVIDADE, Marcelo; MENEZES, Rachel Aisengart. Proposições de leis valores religiosos: controvérsias no espaço público. In: DUARTE, Luiz Fernando Dias et al. Valores Religiosos e Legislação no Brasil: a tramitação de projetos de lei sobre temas morais controversos. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
HILL, Christopher. A Bíblia Inglesa e as Revoluções do Século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
MARIANO, Ricardo. Laicidade à Brasileira: católicos, pentecostais e laicos na disputa pela esfera pública. Civitas. Porto Alegre: v.11, n. 2, p. 238-258, maio-ago. 2011.
MARRAMAO, Giacomo. Poder e Secularização: as categorias do tempo. São Paulo: Editora UNESP, 1995.
PIERUCCI, Antonio Flávio. Representantes de Deus em Brasília: a bancada evangélica na Constituinte. In: ______; PRANDI, Reginaldo. A Realidade Social das Religiões no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1996.
Copyright (c) 2019 Bertone de Oliveira Sousa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.