A religiosidade popular no espaço cemiterial
Maria Adelaide (Portugal) e Antero da Costa Carvalho (Brasil)
Resumo
Este artigo objetiva desenvolver reflexões acerca da religiosidade popular. Para tanto selecionamos como objeto dois sujeitos que são tomadas pela população como santos populares: Antero, morador de Catalão-GO, Brasil, que em 1930 foi linchado pela população e, Adelaide, pertencente à freguesia de Arcozelo, em Portugal, que em 1916 ficou conhecida quando coveiros ao abrirem seu túmulo perceberam que seu corpo se encontrava inalterado, mesmo após anos do sepultamento. A escolha de ambos se justifica porque entendemos que eles se inserem nas discussões do que conceitualmente é entendido como religiosidade popular e, que tem como fundadores e mantenedores dessa devoção sujeitos que atribuem aos mesmos poderes milagrosos. Partimos do pressuposto de que a forma como ocorreram ambas as mortes foi significante para o desencadeamento da devoção e crença nesses santos. Assentamos a discussão nas bases teórico-metodológicas da História Cultural, tendo como campo de debate conceitos referentes à cultura, religiosidade popular e santidade.
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