Race in a Godless World
atheism, race, and civilization, 1850-1914
Resumo
Race in a Godless World é um trabalho de história intelectual que, tendo como pano de fundo as ideias seculares nos EUA e Inglaterra entre 1850 e 1914, apresenta as visões raciais dos ateus e dos participantes dos movimentos de livre-pensamento, estes caracterizados pela defesa da laicidade do Estado e de relações sociais sem tutela religiosa. O argumento central do autor do livro é que houve uma ambivalência entre ateus e livres-pensadores brancos dos EUA e Inglaterra sobre o discurso da superioridade racial e civilizacional produzido nesses países. Por vezes eles endossavam tal discurso, e em outros momentos o criticavam. Essas posições levavam em conta o papel da religião e do secularismo na compreensão da temática racial.
Downloads
Referências
CAMERON, Christopher. Black Freethinkers: a history of african american secularism. Illinois: Northwestern University Press, 2019, p. 236.
SMOLKIN, Victoria. A Sacred Space is Never Empty: a history of soviet atheism. New Jersey: Princeton University Press, 2018, p. 339.

Copyright (c) 2021 Ricardo Oliveira da Silva (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.