A encruzilhada de Exu

um diálogo entre a sociedade disciplinar e uma educação para a vida

Palavras-chave: Èsù/Exú, educação, colonização, decolonialidade

Resumo

Em que consiste o diálogo em torno da emergência da sociedade disciplinar e uma educação para a vida a partir dos horizontes de uma pedagogia da encruzilhada? Partindo deste questionamento, apresenta-se um texto-oferenda, um sacrifício pelo qual toda a sabedoria de Èsù é cuspida, oferendada como ebó, compreendida como uma política do vazio em torno de uma experiência ética da educação, que se ergue em meio aos escombros dos dispositivos de colonização provenientes da academia. Em um primeiro momento nosso texto procurará pensar as correlações entre a mortificação dos corpos abjetos e a destituição da memória ancestral pelas mãos da educação como projeto político. Já o segundo momento é voltado para a dimensão performática de Èsù como possibilidade de uma educação para a vida desde a perspectiva da decolonialidade.

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Biografia do Autor

Rodrigo Diaz de Vivar y Soler, Fundaçao Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Filosofia pela UNISINOS. Professor efetivo do curso de Psicologia da FURB, professor Colaborador do Mestrado em Educação da FURB e professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticas da FURB. 

Rafael Araldi Vaz, UNIPLAC

Doutor em História Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2019) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIPLAC (Universidade do Planalto Catarinense).

Thomas Teixeira Fidryszewski, FURB

Mestre em Psicologia pela UEM (2019) e docente nas Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS).

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Publicado
2023-12-25
Como Citar
Soler, R. D. de V. y, Vaz, R. A., & Fidryszewski, T. T. (2023). A encruzilhada de Exu. Revista Brasileira De História Das Religiões, 16(47). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v16i47.70444