Apresentação

Palavras-chave: Religiões, Dispositivos, História da Religião

Resumo

O que fabrica a História da Religião? Qual o lugar da História da Religião no interior da sociedade ocidental moderna? Para além do espaço comum em que a História da Religião possa ser situada, o presente dossiê procura reunir textos preocupados em indagar o seu lugar de enunciação. Não somente o lugar institucional, epistemológico ou das teorias da religião, mas inspirado em uma abordagem transversal, genealógica (FOUCAULT, 1979; 2008), pretende-se discutir quais categorias, marcadores e sujeitos são elaborados, tanto pela religião, quanto pela história da religião como dispositivos modernos. No sentido fornecido por Abdennur Prado (2018), pensar a religião e a história da religião como dispositivos coloniais e epistemológicos, o que significa indagá-las enquanto tecnologias de fabricação e fundação do sujeito ocidental moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
_____________. Segurança, Território, População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
PRADO, Abdennur. Genealogía del monoteísmo. La Religión como dispositivo colonial. Ciudad de México: Akal, Inter Pares, 2018.
Publicado
2023-12-25
Como Citar
Vaz, R. A., Souza, R. L. K. de, & Vivar y Soler , R. D. de. (2023). Apresentação. Revista Brasileira De História Das Religiões, 16(47). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v16i47.70835