Apresentação
Resumo
O que fabrica a História da Religião? Qual o lugar da História da Religião no interior da sociedade ocidental moderna? Para além do espaço comum em que a História da Religião possa ser situada, o presente dossiê procura reunir textos preocupados em indagar o seu lugar de enunciação. Não somente o lugar institucional, epistemológico ou das teorias da religião, mas inspirado em uma abordagem transversal, genealógica (FOUCAULT, 1979; 2008), pretende-se discutir quais categorias, marcadores e sujeitos são elaborados, tanto pela religião, quanto pela história da religião como dispositivos modernos. No sentido fornecido por Abdennur Prado (2018), pensar a religião e a história da religião como dispositivos coloniais e epistemológicos, o que significa indagá-las enquanto tecnologias de fabricação e fundação do sujeito ocidental moderno.
Downloads
Referências
_____________. Segurança, Território, População. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
PRADO, Abdennur. Genealogía del monoteísmo. La Religión como dispositivo colonial. Ciudad de México: Akal, Inter Pares, 2018.
Copyright (c) 2023 Rafael Araldi Vaz, Rogério Luiz Klaumann de Souza, Rodrigo Diaz de Vivar y Soler (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.