Viver e morrer entre irmãos: as irmandades e ordens terceiras de Salvador-BA
Abstract
A vivência religiosa dos católicos de Salvador nos séculos XVIII e XIX foi marcada pelas devoções leigas. As irmandades e ordens terceiras foram responsáveis pela prática da ajuda mútua entre seus membros a fim de proporcionar o bem viver e também os ritos necessários para que os fiéis cristãos tivessem uma boa morte e alcançassem a salvação. Neste artigo, analiso as práticas religiosas, como as formas de festejar os santos, as encenações da Paixão e morte de Cristo e a assunção de Maria, assim como os ritos fúnebres dos leigos entre o final do Império e a República para compreender as permanências e mudanças nas concepções de vida e morte no catolicismo baiano.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.