Eclesiologia e Ação Pastoral de Dom Fernando Gomes dos Santos (1910-1985): da hierarquia à comunidade

  • Lindsay Borges Universidade Federal de Goiás

Abstract

O presente artigo tem como objetivo examinar a relação entre a eclesiologia e a ação pastoral de Dom Fernando Gomes dos Santos (1910-1985), ao longo de sua trajetória como padre e, principalmente, como Bispo e Arcebispo. Ao perscrutar esse percurso – por meio dos veículos de comunicação religiosos – evidencia-se como o prelado constituiu-se em referencial das mudanças da Igreja no Brasil, a partir de meados do século XX, partindo de uma visão eclesiológica e uma prática pastoral voltada para o interior da instituição, cujo ápice foi uma concepção reiterada da Igreja como povo de Deus, voltada para a comunidade. Nesse processo, chama atenção a destacada participação de Dom Fernando na criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1952, e seus pronunciamentos durante o Concílio Vaticano II (1962-1965).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lindsay Borges, Universidade Federal de Goiás
Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás, área de concentração História, Memória e Imaginários Sociais. Professora da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia, da Universidade Federal de Goiás.
How to Cite
Borges, L. (1). Eclesiologia e Ação Pastoral de Dom Fernando Gomes dos Santos (1910-1985): da hierarquia à comunidade. Revista Brasileira De História Das Religiões, 6(17), 91-115. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v6i17.23548
Section
ARTIGOS LIVRES