Eclesiologia e Ação Pastoral de Dom Fernando Gomes dos Santos (1910-1985): da hierarquia à comunidade
Abstract
O presente artigo tem como objetivo examinar a relação entre a eclesiologia e a ação pastoral de Dom Fernando Gomes dos Santos (1910-1985), ao longo de sua trajetória como padre e, principalmente, como Bispo e Arcebispo. Ao perscrutar esse percurso – por meio dos veículos de comunicação religiosos – evidencia-se como o prelado constituiu-se em referencial das mudanças da Igreja no Brasil, a partir de meados do século XX, partindo de uma visão eclesiológica e uma prática pastoral voltada para o interior da instituição, cujo ápice foi uma concepção reiterada da Igreja como povo de Deus, voltada para a comunidade. Nesse processo, chama atenção a destacada participação de Dom Fernando na criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1952, e seus pronunciamentos durante o Concílio Vaticano II (1962-1965).Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.