MODELOS DE VIRTUDE CRISTÃ: A PIA UNIÃO DAS FILHAS DE MARIA EM UMA PARÓQUIA DE ORIGEM ITALIANA

  • Fabio Augusto Scarpim UFPR

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar uma associação religiosa feminina em uma paróquia formada por imigrantes italianos, situada no município de Campo Largo, Paraná; nas décadas de 1940 e 1960. A Pia União das Filhas de Maria foi uma das associações femininas leigas de maior peso da Igreja no contexto de romanização do catolicismo. Com o objetivo de implementar parâmetros de feminilidade, pautado nos ideais de pureza sexual, obediência, humildade e devoção, inspirados nos modelos das santas mães e/ou virgens como Maria e Inês, padroeiras da associação, definia-se o ideal de comportamento para as moças católicas. Das associadas era cobrado um comportamento bastante rígido que ia desde as vestimentas até os gestos, cuja fita azul (símbolo de pertencimento) usada em meio às vestes brancas tinha forte apelo simbólico, pois atribuía a integrante uma identidade de moça respeitável, devota, pura, e que tinha um papel de destaque na Igreja. Nessa direção procuraremos enfatizar os modelos de virtude, os valores morais e o ideal de comportamento que a Igreja Católica buscou impor para um grupo de moças que serviriam de espelho para as demais. Da mesma maneira, procuraremos compreender como a experiência de fazer parte da Associação está presente na memória das jovens, bem como a sua importância na construção da identidade seja individual como coletiva na paróquia em estudo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fabio Augusto Scarpim, UFPR
Doutorando em História na UFPR. Professor de História da SEED-PR e do Curso de História do Centro Universitário Andrade (UNIANDRADE).
Published
2014-09-29
How to Cite
Scarpim, F. A. (2014). MODELOS DE VIRTUDE CRISTÃ: A PIA UNIÃO DAS FILHAS DE MARIA EM UMA PARÓQUIA DE ORIGEM ITALIANA. Revista Brasileira De História Das Religiões, 7(20), 153-167. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v7i20.24173