Fontes para a investigação das identidades e religiosidades judaicas longe do Judaísmo instituído: o caso de Rolândia
Abstract
Este artigo busca tecer reflexões sobre fontes históricas capazes de embasar pesquisas em história das religiões, mais precisamente sobre as configurações da religiosidade judaica em locais onde não há comunidade organizada, como Rolândia, no norte do Paraná, que entre 1932 e 1941 recebeu levas de refugiados do nazismo, dentre eles judeus. Para isso inventaria os diferentes corpora documentais, de diferentes tipologias, como cultura material, fontes orais e documentos autobiográficos e memorialísticos, a fim de testar os usos feitos pelo projeto Etnicidade e morte. Neste sentido propõe tanto o estabelecimento de um corpus documental para a investigação das identidades e das religiosidades judaicas, quanto um instrumental analítico-crítico para a sua abordagem.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.