A construção de imagens de D. Carlos Luiz D’Amour durante as visitas pastorais pela Diocese de Cuiabá em 1885 e 1886

  • Jérri Roberto Marin Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Abstract

O artigo analisa as imagens construídas acerca do bispo D. Carlos Luiz D’Amour e da sua gestão durante as duas visitas pastorais que realizou em 1885 e 1886 ao norte e ao sul da diocese de Cuiabá. As fontes são os relatórios das viagens que foram publicados em 1886 e 1890. A criação da imagem pública oficial era organizada a partir da iniciativa de D. Carlos e do clero. As obras eram apologéticas, edificantes, com ênfase nos predicados e nas virtudes excepcionais que tinham como moldes as vidas dos santos, criando-se um eficiente instrumento de propaganda. D. Carlos nunca se descuidava da sua imagem, que atendia às exigências de ostentação do poder episcopal. Ainda, preocupava-se em fortalecer sua imagem pública apenas com olhares positivos, como convém às versões oficiosas de vida modelar e de um mandado divino. Os rituais, a pompa, as cerimônias e as insígnias, como aparatos teatrais, foram utilizados para representar e encenar o poder que efetivamente exercia, transformando o bispo em ícone maior e símbolo dileto da Igreja Católica e do Estado. As construções de imagens procuravam também rebater as críticas a D. Carlos, as quais ressaltavam aspectos seus negativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jérri Roberto Marin, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Curso de História, Centro de Ciências Humanas e Sociais. Professor da Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados.
Published
2015-10-18
How to Cite
Marin, J. R. (2015). A construção de imagens de D. Carlos Luiz D’Amour durante as visitas pastorais pela Diocese de Cuiabá em 1885 e 1886. Revista Brasileira De História Das Religiões, 8(23), 213-232. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v8i23.29102