O Império e a Cruz: Reflexos da Teologia Imperial Romana na Cristologia da Igreja Primitiva

  • Francisco Chagas Vieira Lima Júnior UEMA

Abstract

O presente artigo aborda as manifestações de circularidade cultural e de resistência religiosa e simbólica existentes no contexto histórico do cristianismo inicial em face à expansão e hegemonia política e cultural do imperialismo romano imposto ao mundo mediterrâneo e judaico-cristão no primeiro século da Era Cristã, analisando como o antagonismo do movimento cristão em relação à religiosidade e a teologia pagã presentes no culto ao imperador romano contribuiu para o processo de formação do imaginário e da cristologia dentro das tradições que vieram a se cristalizar sob a forma dos evangelhos bíblicos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Francisco Chagas Vieira Lima Júnior, UEMA
Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão - Centro de Estudos Superiores de Imperatriz - UEMA/CESI. Graduando em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), Campus II - Imperatriz-MA. 
How to Cite
Lima Júnior, F. C. V. (1). O Império e a Cruz: Reflexos da Teologia Imperial Romana na Cristologia da Igreja Primitiva. Revista Brasileira De História Das Religiões, 2(5). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v2i5.30166
Section
ARTIGOS LIVRES