Nem Deus nem Mercado: a Campanha da Fraternidade de 2010

  • José Rodorval Ramalho Universidade Federal de Sergipe

Abstract

O presente texto analisa o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 “Economia e Vida: Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”, promovida, entre outras instituições cristãs, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Partindo dos principais documentos da referida campanha, realizamos uma comparação das categorias econômicas utilizadas com aquelas expressas no corpus da Doutrina Social da Igreja Católica. Concluímos que os bispos brasileiros fazem uso seletivo dos documentos papais, enfatizando as críticas às economias de mercado e realçando a necessidade da defesa de formas coletivistas e igualitaristas das relações econômicas. A base teórica para tais exercícios interpretativos da realidade econômica, sobretudo brasileira, é um marxismo economicista e insensível às mudanças ocorridas na estrutura do capitalismo contemporâneo. Os textos do episcopado brasileiro também ignoram o fracasso das experiências socialistas, sobretudo no século XX.

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Author Biography

José Rodorval Ramalho, Universidade Federal de Sergipe
Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP e professor associado da Universidade Federal de Sergipe, atuando no Departamento de Ciênias Sociais, no Núcleo de graduação e pós-graduação em Ciências da Religião.
Published
2016-05-09
How to Cite
Ramalho, J. R. (2016). Nem Deus nem Mercado: a Campanha da Fraternidade de 2010. Revista Brasileira De História Das Religiões, 9(25), 305-320. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v9i25.30189