Os monoteístas no mundo contemporâneo: judeus, cristãos e muçulmanos

  • Cristine Fortes Lia Universidade de Caxias do Sul
  • Roberto Radunz Universidade de Santa Cruz do Sul
Palavras-chave: religiões, contemporaneidade, judeus, muçulmanos, cristãos

Resumo

Este estudo centra-se na análise das abordagens sobre as religiões monoteístas e suas interações com as sociedades contemporâneas. As diversas práticas e trajetórias de judeus, cristãos e muçulmanos, em especial, no Brasil, permitem, entre outros aspectos, identificar a contribuição dos diferentes grupos imigrantes na formação da religiosidade e da identidade do povo brasileiro. Desta forma, a importância das manifestações de religiosidade no mundo contemporâneo, não se limita as práticas de fé, mas atinge todos os níveis de relações sociais,
consolidando identidades e promovendo espaços de manifestações culturais. Uma ampla compreensão da contemporaneidade necessita de abordagens que enfoquem os processos religiosos e suas manifestações. Os conflitos recentes, as organizações culturais, as relações com o Estado, as manifestações literárias são também demonstrações de devoção ao judaísmo, cristianismo e/ou muçulmanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Fortes Lia, Universidade de Caxias do Sul
Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul – UCS. Atua nas áreas de História Antiga e História das Religiões, com ênfase de pesquisa sobre o Judaísmo, a imigração judaica e o ensino das religiões.
Roberto Radunz, Universidade de Santa Cruz do Sul
Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Professor e pesquisador na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC e na Universidade de Caxias do Sul – UCS. Atua nas áreas de História Contemporânea e História do Brasil, com ênfase de pesquisa em religiosidades, imigração e luteranismo.
Como Citar
Lia, C. F., & Radunz, R. (1). Os monoteístas no mundo contemporâneo: judeus, cristãos e muçulmanos. Revista Brasileira De História Das Religiões, 5(15), 241-251. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v5i15.30226