A VIDA RELIGIOSA FEMININA EM PERSPECTIVA COMPARADA: OS CASOS DA REGULA SANCTI LEANDRI E DA FORMAN ET MODUM VIVENDI DO CARDEAL HUGOLINO
Abstract
No decorrer do medievo, foram produzidos poucos textos com o objetivo denormatizar a vida religiosa feminina ocidental. Em geral, as regras religiosas se dirigiam prioritariamente aos homens. Foram, entretanto, preservadas algumas obras que, mesmo sendo alvo de discussões quanto ao seu caráter jurídico, tinham como meta propor normas para a vida religiosa feminina, tais como a Regula Sancti Leandri, elaborada no final do século VI no reino visigodo de Toledo, e a Forman et modum vivendi do Cardeal Hugolino, que foi proposta para religiosas da Ordem das Damas Pobres a partir de 1219. Neste trabalho, comparamos, em perspectiva diacrônica, estes dois textos normativos, pontuando suas similitudes e diferenças e interpretando-as à luz dos seus contextos de produção.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.