A INFECÇÃO DA ALMA: Um breve estudo sobre a imoralidade e seu combate no jornal O Diário Católico (1937 a 1945)
Abstract
Este artigo trata do discurso moralizador da Igreja Católica de Belo Horizonte sobre o carnaval através das páginas do jornal católico O Diário. Durante o Estado Novo a Igreja passou por significativas transformações, entre elas, o desenvolvimento do que foi chamado de “projeto de restauração”. Nesse contexto político a instituição religiosa se vê ameaçada pelo avanço da modernidade. A questão moral se torna um dos pontos mais delicados, levando a Igreja a se posicionar de forma a confrontar os valores modernos, que em sua perspectiva corrompiam e adoeciam uma doutrina moral já instituída, trazendo todos os tipos de vícios e pecados. A Igreja, a partir de suas múltiplas vozes, não compreende essa batalha como vencida, mas como uma infecção, que aos poucos vai se adentrando no corpo religioso, corrompendo-os com seus falsos ideários e por fim extinguindo a essência virtuosa e ética da moral católica.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.