A atuação do Instituto Vida Renovada (IVR) na periferia do estado do Rio de Janeiro

  • Janine Targino Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Palavras-chave: Pentecostalismo, Dependência de drogas, Tratamento da dependência química, Periferia.

Resumo

O presente artigo busca apresentar e analisar o trabalho realizado pelo Instituto Vida Renovada (IVR) na Baixada Fluminense, maior região periférica do estado do Rio de Janeiro. Com caráter eminentemente filantrópico e com perfil marcadamente pentecostal, esta instituição oferece, entre outros, tratamento para indivíduos dependentes químicos. Em função de sua atuação, o IVR está entre as instituições religiosas que mais se destacam no oferecimento de atendimento a dependentes químicos na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Os dados aqui apresentados foram coletados entre os anos de 2011 e 2014 através de pesquisa de campo por observação e entrevistas realizadas com internos e membros da equipe técnica da instituição estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janine Targino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Possui bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Já atuou como Professora de Ciências Sociais e Sociologia do Colégio Pedro II e como Analista de Estudos e Pesquisas I do Programa Rio Mais Social. Atualmente é tutor presencial do Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro.
Publicado
2016-10-12
Como Citar
Targino, J. (2016). A atuação do Instituto Vida Renovada (IVR) na periferia do estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira De História Das Religiões, 9(26), 227-252. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v9i26.32154