Jacobina: uma aproximação biográfica além do mito

  • Haike Roselane Kleber da Silva Arquivo Público do Estado de São Paulo

Abstract

O presente trabalho propõe uma análise biográfica de Jacobina Maurer, conhecida como a principal liderança do movimento Mucker. Parte-se da ideia de que esta posição de liderança é resultado de um processo, no qual influíram tanto as condições dadas pelo contexto quanto as escolhas da personagem na construção de sua trajetória. A posição de liderança de Jacobina é vista aqui também como resultado da produção discursiva. Os discursos produzidos no decorrer do tempo sobre Jacobina Maurer contribuíram para a transformação da personagem na memória produzida sobre ela em um mito.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Haike Roselane Kleber da Silva, Arquivo Público do Estado de São Paulo
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Foi bolsista pós-doutorado júnior da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006/2 a 2007/1). Tem experiência com pesquisa histórica, com ênfase em História Imigrante, trabalhando questões como a identidade étnica e o associativismo imigrante. Em suas últimas pesquisas, envolveu-se com estudos biográficos. Atuou profissionalmente em instituições de acervo e envolveu-se voluntariamente em discussões sobre políticas públicas voltadas ao patrimônio. Tem larga experiência em organização de eventos acadêmicos. Trabalha no Arquivo Público do Estado de São Paulo desde 2007, onde dirigiu, durante 6 anos, as atividades e a equipe de difusão do acervo. Atualmente, trabalha em atividades de auxílio e orientação dos pesquisadores que frequentam a instituição. Tem experiência em coordenação de equipes.
Published
2016-10-12
How to Cite
Kleber da Silva, H. R. (2016). Jacobina: uma aproximação biográfica além do mito. Revista Brasileira De História Das Religiões, 9(26), 67-84. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v9i26.32254