O frontal do altar de Nedstryn e o mito de Heráclio na Noruega medieval (séculos XII-XIV)

  • Guilherme Queiroz de Souza Professor de História Antiga e Medieval da Universidade Estadual de Goiás; Doutor em História Medieval pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis).

Abstract

Esta pesquisa aborda as manifestações do mito do imperador Heráclio (c. 575-641) na Noruega medieval (séculos XII-XIV). Alguns fatos marcam profundamente a trajetória desse governante bizantino e corroboram a relevância do tema: a vitória contra o rei persa Cósroes II e a recuperação da cidade sagrada de Jerusalém e da relíquia da Santa Cruz (630). Juntamente com a Europa feudal, a Noruega foi uma região que mitificou a história sobre os feitos de Heráclio, cuja representação alternou entre a soberba e a humildade – do soberano triunfante ao imitator Christi em busca da Restitutio Crucis. Neste trabalho, cotejamos os indícios textuais do mito com as imagens do frontal do altar da igreja de Nedstryn (início do século XIV), nossa principal fonte que será alvo de uma análise iconográfica. Elaborados nos séculos XII-XIII, os vestígios textuais são dois: a Historia de Antiquitate Regum Norwagiensium, de Theodoricus Monachus, e o Gammelnorsk homiliebok. Com isso, objetivamos compreender de que maneira o mito heracliano expressou-se em terras norueguesas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Guilherme Queiroz de Souza, Professor de História Antiga e Medieval da Universidade Estadual de Goiás; Doutor em História Medieval pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis).
Professor de História Antiga e Medieval da Universidade Estadual de Goiás; Doutor em História Medieval pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis).
Published
2016-10-12
How to Cite
Souza, G. Q. de. (2016). O frontal do altar de Nedstryn e o mito de Heráclio na Noruega medieval (séculos XII-XIV). Revista Brasileira De História Das Religiões, 9(26), 293-318. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v9i26.32417