As Biografias Protestantes como Hagiografias: análise de três obras biográficas do protestantismo brasileiro (1930-1950)
Abstract
Este artigo é um estudo sobre os livros “O padre José Manuel da Conceição” de Vicente Themudo Lessa, “O padre protestante” de Boanerges Ribeiro e “O apóstolo de Caldas” de Júlio Andrade Ferreira. São três biografias de protestantes brasileiros publicadas entre 1935-1950. O objetivo é estabelecer analogias entre essas biografias protestantes e o discurso hagiográfico de longa tradição na literatura cristã. Para isso, utiliza-se de aspectos estruturais recorrentes na hagiografia, segundo Michel de Certeau, percebendo suas correlações com as biografias em análise. Compreende-se que as biografias analisadas se apropriam das representações hagiográficas ao mesmo tempo em que ressemantizam ideias e valores à luz da ortodoxia protestante.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.