Espiritismo: Educação e Estado Laico

  • Artur Cesar Isaia UFSC/UNILASALLE

Abstract

Este artigo enfoca o posicionamento do discurso espírita francês do século XIX frente à educação. O discurso espírita é enfocado a partir de fontes históricas organizacionais, importantes para a compreensão da sua importância frente a outros agentes produtores de significados sociais, como o estado e as demais religiões. O posicionamento do Espiritismo francês frente à educação é enfocado relacionando-o com sua luta pela laicização do estado e da sociedade na França do período pós-revolucionário. Desta forma vamos encontrar um posicionamento não apenas favorável à laicização, mas que, principalmente a partir da segunda metade do século XIX, vai estreitar laços com os adversários da Igreja Católica. A questão era a luta contra o papel ainda de destaque da Igreja Católica no terreno educacional, mesmo no período pós-revolucionário. De maneira saliente vamos ter a relação entre Espiritismo e Maçonaria, ambos defendendo um estado, uma sociedade e uma educação laica para a França.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Artur Cesar Isaia, UFSC/UNILASALLE
Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, na qual, atualmente, é Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História. Contratado pelo Centro Universitário La Salle, desenvolvendo, desde 2015 atividades de docência e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais e no Curso de Graduação em História. Pesquisador do CNPq. É graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.Desenvolveu estágio de pós-doutoramento na École de Hautes Études en Sciences Sociales em Paris e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É um dos Coordenadores do Laboratório de Religiosidade e Cultura (LARC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Vice-Coodenador do GT Nacional História das Religiões e das Religiosidades (ANPUH); um dos coordenadores do Núcleo Santa Catarina de GT História das Religiões e das Religiosidades e um dos Coordenadores e fundadores do GT "Historical Studies of Science, Technology and Medicine", da European Association of Historians of Latin America (AHILA), com sede na School of Cultures, Languages and Area Studies (SOCLAS), da University of Liverpool (UK). Lidera o Grupo de Pesquisa CNPq História: Religiosidade e Cultura. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, Teoria e Filosofia da História, História das Religiões e História das Ciências, pesquisando principalmente os seguintes temas: discurso religioso, catolicismo, espiritismo, umbanda, discurso médico-psiquiátrico. Integra o Conselho Editorial e Consultivo de vários periódicos especializados.
Published
2017-05-02
How to Cite
Isaia, A. C. (2017). Espiritismo: Educação e Estado Laico. Revista Brasileira De História Das Religiões, 10(28), 63-80. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v10i28.36934