Nas encruzilhadas do humano: A figura de Exu na Umbanda

  • Cairo Mohamad Ibrahim Katrib UFU
Palavras-chave: Exu na Umbanda, sentidos e significados, narrativas históricas

Resumo

Exu no imaginário umbandista é  a entidade que guardeia os caminhos, manipula energias e movimenta as forças sobrenaturais, cortando e desfazendo demandas. Na concepção da cosmogonia das religiões africanas e afro-brasileiras ele é o começo-fim de todas as coisas; o grande mensageiro entre os planos espiritual e terreno. Por isso, é  visto como a entidade capaz de provocar o caos e também de promover a saida dele. Devido a essa multiplicidade  de representações é sempre um desafio, para o historiador, desvelar os fios e tramas do culto a essa divindade. Nesse sentido, A nossa intenção é discutir a ressignificação de Exu na Umbanda por meio da sua humanização e branqueamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, UFU
Doutor em História Cultural (UNB). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação para as Relações Raciais e Ações Afirmativas – NEPERE e do Laboratório de Cultura Popular e Vídeo documentário- DOCPOP, da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Docente da Faculdade de Educação-UFU.
Publicado
2017-05-02
Como Citar
Katrib, C. M. I. (2017). Nas encruzilhadas do humano: A figura de Exu na Umbanda. Revista Brasileira De História Das Religiões, 10(28), 97-111. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v10i28.36936