Os sertanejos do norte goiano diante da morte nas narrativas do Frei Audrin (1940)

Abstract

RESUMO: Na tentativa de dar inteligibilidade às atitudes dos sertanejos goianos diante da morte, recorri às fontes memorialistas, em especial, ao livro Os sertanejos que eu conheci, de Frei Audrin, escrito na década de 1940 e publicado na década de 1960. O frade apresenta as singularidades do mundo sertanejo com seus modos de viver e suas atitudes diante da morte. As fontes históricas são tomadas como representações do mundo, elaboradas pelos seus autores dentro das suas condições de produção. Certamente a evocação do passado como feita por Audrin não decorre apenas das suas experiências, mas também do fato de a recordação envolver outros sujeitos e se comprovar como recurso à recordação dos outros. Ao tratar dos rituais fúnebres, compreende-se a impossibilidade da dissociação entre o imaginário e o simbólico, já que os sujeitos sociais são constituídos no e pelo simbólico. Enfim, os sertanejos representados pelo frade executam com propriedade, tanto a encomenda da alma, quanto a melhor destinação do corpo, objetivando garantir uma partida tranquila e o descanso eterno das almas, pois, antes de tudo, eles acreditam haver uma existência após a morte.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vera Lucia Caixeta, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS-UFT

Doutora em História Social pela UFRJ, com a tese "Médicos, padres, sertões: o norte de Goiás no relatório de Arthur Neiva e Belisário Penna e nas narrativas dos seus interlocutores goianos" sob a orientação da Dr. Jacqueline Hermann. Mestre em História pela Universidade de Brasília (agosto de 2003), com a dissertação intitulada "Saberes e Poderes Compartilhados: as Parteiras em Minas Gerais no Século XIX", orientada pela Dr. Diva do Couto Muniz. Desde novembro de 2005 é professora da Fundação Universidade Federal do Tocantins nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em História. Em 2014 foi incorporada ao Programa de Pós-Graduação em História, PROFHISTÓRIA.

Published
2017-08-10
How to Cite
Caixeta, V. L. (2017). Os sertanejos do norte goiano diante da morte nas narrativas do Frei Audrin (1940). Revista Brasileira De História Das Religiões, 10(29), 79-95. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v10i29.37664
Section
CHAMADA TEMÁTICA