Pentecostais na Política Brasileira na era da Constituinte de 1988 e alguns de seus desdobramentos

Abstract

O artigo descreve a relação entre os pentecostais e a política no Brasil, no período da Constituinte de 1988 e alguns desdobramentos nos anos seguintes. Há um período relativamente curto, que abarca a primeira metade do século XX até o início da década de 1960, marcado por um protestantismo progressista, preocupado com sua contextualização e com a construção cristã de uma ética política e social para o país. A inquietação intelectual e o esforço por uma participação ecumênica relevante à sociedade, que fosse capaz de suscitar uma reforma na religião brasileira, fez com que esse período se tornasse extremamente fecundo. Entretanto, nos anos que se seguiram, o protestantismo se fragmentou numa miríade de denominações, a maioria das quais preocupadas com seus próprios projetos de consolidação institucional, marcadas por uma espiritualidade individualista, moralista e interiorizada. Afastando-se daquela utopia inicial, os movimentos evangélicos, fruto dessa fragmentação, têm se preocupado cada vez mais com sua participação na política, mas, ao modo de um fisiologismo e nepotismo, bem como de um descaso para com a ética e os interesses republicanos. Este artigo foca, especialmente, na relação de líderes e denominações pentecostais e a política no Brasil no período supracitado. A história desta relação nos revela, finalmente, que as principais expressões do cristianismo — todas indelevelmente afetadas por um conservadorismo, sobretudo moral — não são nem melhores, nem piores do que a sociedade no interior da qual se constroem, mas, apenas um reflexo dela.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Wanderley Pereira da Rosa, Faculdade Unida de Vitória

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor e Diretor da Faculdade Unida de Vitória, Espírito Santo.

References

AGÊNCIA ESTADO. Secretário da CNBB se revolta com "oração da propina". Gazeta do Povo, 30-11-2009 [16:49]. Disponível em: . Acesso em: 26-06-2019.
ALENCAR, Gedeon Freire de. Matriz Pentecostal Brasileira: Assembleias de Deus - 1911 a 2011. São Paulo: Recriar; Vitória: Editora Unida, 2019.
ALMEIDA, Vasni de. Ensino Religioso ou Educação Moral e Cívica? A participação de Guaraci Silveira na Assembléia Nacional Constituinte de 1933/1934. Revista de Educação do COGEIME, Ano 11 – nº 21 - dezembro/2002, p. 28.
ASSMANN, Hugo. A Igreja Eletrônica e Seu Impacto na América Latina. Petrópolis: Vozes, 1986.
BAPTISTA, Saulo. Pentecostais e Neopentecostais na Política Brasileira: um estudo sobre cultura política, Estado e atores coletivos religiosos no Brasil. São Paulo: Annablume Editora e São Bernardo do Campo: Instituto Metodista Izabela Hendrix, 2009.
BEATO, Joaquim. A Conferência do Nordeste 50 Anos Depois. In: ROSA, Wanderley Pereira da e ADRIANO FILHO, José. “Cristo e o Processo Revolucionário Brasileiro”: a conferência do nordeste 50 anos depois (1962-2012). Rio de Janeiro: Mauad e Instituto Mysterium, 2012.
CAMARGO, Cândido Procópio Ferreira de. Católicos, Protestantes, Espíritas. Petrópolis: Vozes, 1973.
CAVALCANTI, Robinson. Cristianismo e Política: teoria bíblica e prática histórica. Viçosa: Editora Ultimato, 2002.
FONSECA, Alexandre Brasil. Relações e Privilégios: Estado, secularização e diversidade religiosa no Brasil. Rio de Janeiro: Novos Diálogos, 2011.
FRESTON, Paul. Evangélicos na Política Brasileira: história ambígua e desafio ético. Curitiba: Encontrão Editora, 1994.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
LIMA, Eber Ferreira Silveira. Entre a Sacristia e o Laboratório: os intelectuais protestantes brasileiros e a produção da cultura. São Paulo: Fonte Editorial, 2012.
MATOS, Alderi Souza de. Erasmo Braga, o Protestantismo e a Sociedade Brasileira: perspectivas sobre a missão da igreja. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.
MORAES, Gerson Leite de. Idade Mídia Evangélica no Brasil: uma análise da força midiática da Igreja Internacional da Graça de Deus. São Paulo: Fonte Editorial, 2010.
RENDERS, Helmut; SOUZA, José Carlos de; CUNHA, Magali do Nascimento (Org.). As Igrejas e as Mudanças Sociais: 50 Anos da Conferência do Nordeste. São Paulo: ASTE; São Bernardo do Campo: EDITEO, 2012.
RIBEIRO, Boanerges. Igreja Evangélica e República Brasileira (1889-1930). São Paulo: O Semeador, 1991.
ROLIM, Francisco Cartaxo. Pentecostais no Brasil: uma interpretação sócio-religiosa. Petrópolis: Vozes, 1985.
SOUZA, Beatriz Muniz de. A Experiência da Salvação: pentecostais em São Paulo. São Paulo: Duas Cidades, 1969.
SYLVESTRE, Josué. Irmão Vota em Irmão: os evangélicos, a constituinte e a Bíblia. Brasília: Editora Pergaminho, 1986.
Published
2020-03-27
How to Cite
Pereira da Rosa, W. (2020). Pentecostais na Política Brasileira na era da Constituinte de 1988 e alguns de seus desdobramentos. Revista Brasileira De História Das Religiões, 13(37). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v13i37.51524
Section
CHAMADA TEMÁTICA