Pentecostais na Política Brasileira na era da Constituinte de 1988 e alguns de seus desdobramentos
Abstract
O artigo descreve a relação entre os pentecostais e a política no Brasil, no período da Constituinte de 1988 e alguns desdobramentos nos anos seguintes. Há um período relativamente curto, que abarca a primeira metade do século XX até o início da década de 1960, marcado por um protestantismo progressista, preocupado com sua contextualização e com a construção cristã de uma ética política e social para o país. A inquietação intelectual e o esforço por uma participação ecumênica relevante à sociedade, que fosse capaz de suscitar uma reforma na religião brasileira, fez com que esse período se tornasse extremamente fecundo. Entretanto, nos anos que se seguiram, o protestantismo se fragmentou numa miríade de denominações, a maioria das quais preocupadas com seus próprios projetos de consolidação institucional, marcadas por uma espiritualidade individualista, moralista e interiorizada. Afastando-se daquela utopia inicial, os movimentos evangélicos, fruto dessa fragmentação, têm se preocupado cada vez mais com sua participação na política, mas, ao modo de um fisiologismo e nepotismo, bem como de um descaso para com a ética e os interesses republicanos. Este artigo foca, especialmente, na relação de líderes e denominações pentecostais e a política no Brasil no período supracitado. A história desta relação nos revela, finalmente, que as principais expressões do cristianismo — todas indelevelmente afetadas por um conservadorismo, sobretudo moral — não são nem melhores, nem piores do que a sociedade no interior da qual se constroem, mas, apenas um reflexo dela.
Downloads
References
ALENCAR, Gedeon Freire de. Matriz Pentecostal Brasileira: Assembleias de Deus - 1911 a 2011. São Paulo: Recriar; Vitória: Editora Unida, 2019.
ALMEIDA, Vasni de. Ensino Religioso ou Educação Moral e Cívica? A participação de Guaraci Silveira na Assembléia Nacional Constituinte de 1933/1934. Revista de Educação do COGEIME, Ano 11 – nº 21 - dezembro/2002, p. 28.
ASSMANN, Hugo. A Igreja Eletrônica e Seu Impacto na América Latina. Petrópolis: Vozes, 1986.
BAPTISTA, Saulo. Pentecostais e Neopentecostais na Política Brasileira: um estudo sobre cultura política, Estado e atores coletivos religiosos no Brasil. São Paulo: Annablume Editora e São Bernardo do Campo: Instituto Metodista Izabela Hendrix, 2009.
BEATO, Joaquim. A Conferência do Nordeste 50 Anos Depois. In: ROSA, Wanderley Pereira da e ADRIANO FILHO, José. “Cristo e o Processo Revolucionário Brasileiro”: a conferência do nordeste 50 anos depois (1962-2012). Rio de Janeiro: Mauad e Instituto Mysterium, 2012.
CAMARGO, Cândido Procópio Ferreira de. Católicos, Protestantes, Espíritas. Petrópolis: Vozes, 1973.
CAVALCANTI, Robinson. Cristianismo e Política: teoria bíblica e prática histórica. Viçosa: Editora Ultimato, 2002.
FONSECA, Alexandre Brasil. Relações e Privilégios: Estado, secularização e diversidade religiosa no Brasil. Rio de Janeiro: Novos Diálogos, 2011.
FRESTON, Paul. Evangélicos na Política Brasileira: história ambígua e desafio ético. Curitiba: Encontrão Editora, 1994.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
LIMA, Eber Ferreira Silveira. Entre a Sacristia e o Laboratório: os intelectuais protestantes brasileiros e a produção da cultura. São Paulo: Fonte Editorial, 2012.
MATOS, Alderi Souza de. Erasmo Braga, o Protestantismo e a Sociedade Brasileira: perspectivas sobre a missão da igreja. São Paulo: Cultura Cristã, 2008.
MORAES, Gerson Leite de. Idade Mídia Evangélica no Brasil: uma análise da força midiática da Igreja Internacional da Graça de Deus. São Paulo: Fonte Editorial, 2010.
RENDERS, Helmut; SOUZA, José Carlos de; CUNHA, Magali do Nascimento (Org.). As Igrejas e as Mudanças Sociais: 50 Anos da Conferência do Nordeste. São Paulo: ASTE; São Bernardo do Campo: EDITEO, 2012.
RIBEIRO, Boanerges. Igreja Evangélica e República Brasileira (1889-1930). São Paulo: O Semeador, 1991.
ROLIM, Francisco Cartaxo. Pentecostais no Brasil: uma interpretação sócio-religiosa. Petrópolis: Vozes, 1985.
SOUZA, Beatriz Muniz de. A Experiência da Salvação: pentecostais em São Paulo. São Paulo: Duas Cidades, 1969.
SYLVESTRE, Josué. Irmão Vota em Irmão: os evangélicos, a constituinte e a Bíblia. Brasília: Editora Pergaminho, 1986.
Copyright (c) 2020 Wanderley Pereira da Rosa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.