Neoateísmo Neoateísmo e espiritualidade laica, pela ótica da memória de Maurice Halbwachs

Abstract

O neoateísmo tem se demonstrado um forte movimento a favor da divulgação e aceitação do ateísmo na atualidade. Suas raízes são alicerçadas em ideais trazidos desde o Iluminismo e que busca o enfraquecimento da influência das religiões sobre o ser humano, através de uma forte mensagem de laicidade por meio da separação entre a Religião e o Estado. A escolha do ateísmo moderno pelo cientificismo, aproximou o movimento de uma linha de pensamento mais voltado para a racionalidade e fundamentado nas antigas teorias evolucionistas do biólogo inglês Charles Darwin, repaginadas como conceito neodarwinista. Porém, um dos principais pontos do movimento neoateu e que tem gerado controvérsias em seu meio está na busca pelo entendimento da possibilidade e importância da prática de algum tipo de espiritualidade laica. Afinal, seria possível a prática de algum tipo de espiritualidade racional pelo sujeito ateu ou esse é um instrumento restrito apenas a religiosos? Destarte, uma análise qualitativa fenomenológica do movimento através de pesquisa documental será necessária, como também a apresentação de Maurice Halbwachs com sua dialética sobre a importância da memória na religião. Com isso, a proposta será alcançar uma percepção mais elucidativa para o estabelecimento de parâmetros na discussão favorável ou contrária a ideia da espiritualidade ateia e sua possibilidade de prática pelo sujeito ateu.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Valdir Stephanini, Faculdade Adventista Paranaense

Doutor em Teologia pela PUC - Rio, Docente no PPG de Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória.

Marcelo Cardoso, FAP

Doutorando e mestre em Ciências das Religiões pela FUV - Vitória, docente no curso de Teologia da Faculdade Adventista o Paraná.

References

About Pew Research Center. Disponível em: https://www.pewresearch.org/about/. Acesso em 21 set. 2022.
Albert Einstein, em Living Philosophies: The reflections of some eminent men and women of our time, org. Clifon Fadiman. New York: Doubleday, 1990.
BLANC, Cláudio. O homem de Darwin: o impacto do Darwinismo na ciencia, religião, sociedade e no futuro. São Paulo: Avalon, 2010.
COGGIOLA, Osvaldo. Novamente, a Revolução Francesa. Projeto História, São Paulo, v. 23, n. 47, p. 280-295, 2013.
COMTE-SPONVILLE, André. O espírito do ateísmo. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CORBI, Marià. Una espiritualidad no religiosa desde la tradición cristiana. Horizonte, Belo Horizonte, v. 12, n. 35, p. 110-125, 2014.
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
DAWKINS, Richard. O capelão do Diabo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
DAWKINS, Richard. The God delusion. New York: Houghton Mifflin Company, 2006.
DAWKINS, Richard. Fome de saber: a formação de um cientista – memórias. São Paulo: Editora Schwarcz, 2015.
DENNETT, Daniel. Quebrando o encanto: a religião como fenômeno natural. São Paulo: Globo, 2006.
DWORKIN, Ronald. Religião sem Deus. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.
FRANCO, Clarissa de. O ateísmo de Richard Dawkins nas fronteras da ciencia evolucionista e do censo comum. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2014.
HALBWACHS, Maurice. La mémoire collective. Paris: PUF, 1968.
HARRIS, Sam. Carta a uma nação cristã. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
HARRIS, Sam. Despertar: um guia para a espiritualidade sem religião. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LOIOLA, Rita. A espiritualidade sem Deus. Revista Veja, São Paulo, 2016.
MOTA, Lindomar Rocha. Neoateísmo. Horizonte, Belo Horizonte, v. 8, n. 18, p. 26-39, 2010.
O’LEARY, Zina. Como fazer projetos de pesquisa: guia prático. Petrópolis: Vozes, 2019.
ONFRAY, Michel. Tratado de ateologia: física da metafísica. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
ONFRAY, Michel; SATHEL, Monica. Cristianismo hedonista: contra-história da filosofia. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
ORO, Ari Pedro. A laicidade na América Latina: uma apreciação antropológica. In LOREA, Roberto Arruda (Org). Em defesa das liberdades laicas. Porto Alegre: Livraria do advogado, 2008.
SCHELEIERMACHER, Friedrich. Über die Religion: reden na die Gebildeten unter ihren Verächtern. Berlin: Ok Publishing, 2019.
SILVA, Mauro Sérgio Santos. Notas sobre o neoateísmo: o ateísmo científico de Richard Dawkins, seleção natural e a improbabilidade da existencia de Deus. Caminhos, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 442-451, 2022.
TEIXEIRA, Alfredo. Religião, memória e cultura: perspectivas teóricas a partir de Maurice Halbwachs. Horizonte, Belo Horizonte, v.17, n. 53, p. 915-935.
USARSKI, Frank. Constituintes da ciência da religião: cinco ensaios em prol de uma disciplina autônoma. São Paulo: Paulinas, 2006.
VAUCHEZ, André. A espiritualidade na Idade Média Ocidental: séculos VIII a XIII. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.
ZENK, Thomas. “Neuer Atheismus”: “new atheism”. Germany: Approaching Religion, v. 2, n. 1, p. 241-258, 2019.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 17. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Published
2023-09-11
How to Cite
Stephanini, V., & Cardoso, M. (2023). Neoateísmo Neoateísmo e espiritualidade laica, pela ótica da memória de Maurice Halbwachs. Revista Brasileira De História Das Religiões, 16(46). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v16i46.68550