CONFORMAÇÃO SIMBÓLICA DOS ESPAÇOS DA VIDA E DA MORTE: UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA.
Resumo
A partir de uma aproximação teórica específica com a Filosofia das Formas Simbólicas de Ernst Cassirer (1874-1945) este ensaio propõem a passagem da ontologia espacial imediata para uma epistemologia do espaço como modo de interpretação do mundo da cultura. Em especial o diálogo com o sistema cassireriano de modo aplicado proporciona caminhos alternativos de interpretação do mundo da cultura. Especificamente delineamos uma hermenêutica da conformação da realidade mediados pelas formas simbólicas do mito, da linguagem, da religião, das artes e do logos através das espacialidades de mundos significativos. Os espaços da vida e da morte são parte da esfera perceptual da existência porém sua efetividade de sentido está posta no processo de conformação simbólica em um mundo de representações.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.