As relações de poder entre o Estado Romano e a Igreja: uma história de conflito e conciliação
Resumo
As relações de poder entre o Estado Romano e a Igreja, mesmo após a conversão do cristianismo em uma religio licita, envolveram a conciliação e o conflito simultaneamente. Neste artigo, propomos afirmar a complexidade desse processo de aproximação e analisar como ele se expressa de maneira singular nas divergentes concepções cristãs sobre a autoridade do imperador. Para alcançar este objetivo, analisamos um conjunto de discursos que revelam o pensamento político dos cristãos entre os séculos I e IV e organizamos a exposição dos argumentos em duas partes articuladas: a conjuntura política e religiosa do Império Romano nos séculos III e IV e as representações da monarquia inscritas na tradição cristã.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.