Mercado religioso e as denominações afro-brasileiras numa cidade catarinense
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre o processo de constituição do mercado religioso na Cidade de Joinville, Estado de Santa Catarina, no período compreendido entre os anos 1980 e 2000. Problematiza os dados oficiais censitários e indica trilhas interpretativas que tornam o estudo da temática mais diversificado e abrangente, trazendo para a historiografia elementos importantes da teia de relacionamentos humanos como: as lembranças, os registros escritos da imprensa diária e o uso de imagens. Sobretudo, discute como essas trilhas diversificam e acolhem narrativas mais plurais de construção da cidade.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.