Feições político-midiáticas da concorrência cristã brasileira
Resumo
Ocorre no Brasil, assim como em outros países latino-americanos, uma acentuada redução do catolicismo, acompanhada de crescente concorrência entre vertentes evangélicas pentecostais e a carismática católica. O embate entre essas facetas cristãs tem derivações empresarial-midiáticas e político-partidárias. Em termos de atividades empresariais, se destacam as mídias eletrônicas, algo ligado diretamente a concessões de emissoras de rádio e televisão. Esse é um dos fatores que impulsionaram a mobilização política pentecostal a partir dos anos de 1980. Os parlamentares pentecostais concessionários de rádio e televisão têm atuação controvertida, sobretudo em relação a questões de moral sexual. Por sua vez, as organizações carismáticas católicas também se manifestam sobre tais questões e se articulam politicamente em prol da expansão de suas redes de comunicação massiva. Em benefício das emissoras evangélicas e católicas há realização de campanhas, tanto eleitorais quanto financeiras. Este artigo aborda tal entrecruzamento de interesses: religiosos, econômicos e políticos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.