Feições político-midiáticas da concorrência cristã brasileira

  • André Ricardo de Souza UFSCar
  • Giulliano Placeres UFSCar
  • Vinicius Manduca UFSCar
Palavras-chave: católicos carismáticos, evangélicos pentecostais, emissoras televisivas

Resumo

Ocorre no Brasil, assim como em outros países latino-americanos, uma acentuada redução do catolicismo, acompanhada de crescente concorrência entre vertentes evangélicas pentecostais e a carismática católica. O embate entre essas facetas cristãs tem derivações empresarial-midiáticas e político-partidárias. Em termos de atividades empresariais, se destacam as mídias eletrônicas, algo ligado diretamente a concessões de emissoras de rádio e televisão. Esse é um dos fatores que impulsionaram a mobilização política pentecostal a partir dos anos de 1980. Os parlamentares pentecostais concessionários de rádio e televisão têm atuação controvertida, sobretudo em relação a questões de moral sexual. Por sua vez, as organizações carismáticas católicas também se manifestam sobre tais questões e se articulam politicamente em prol da expansão de suas redes de comunicação massiva. Em benefício das emissoras evangélicas e católicas há realização de campanhas, tanto eleitorais quanto financeiras. Este artigo aborda tal entrecruzamento de interesses: religiosos, econômicos e políticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Ricardo de Souza, UFSCar
Doutor em sociologia pela USP com pós-doutorado pela PUC-SP e professor adjunto do Departamento de Sociologia da UFSCar. É autor de alguns artigos de periódicos científicos na área de ciências sociais da religião e também dos livros: Igreja in concert: padres cantores, mídia e marketing (Annablume e FAPESP, 2005) e Os laços entre igreja, governo e economia solidária (EDUFSCar e FAPESP, 2013).
Giulliano Placeres, UFSCar
Bacharel em ciências sociais e mestrando em sociologia pela UFSCar com bolsa da FAPESP
Vinicius Manduca, UFSCar
Bacharel em ciências sociais e mestrando em sociologia pela UFSCar com bolsa da CAPES
Como Citar
de Souza, A. R., Placeres, G., & Manduca, V. (1). Feições político-midiáticas da concorrência cristã brasileira. Revista Brasileira De História Das Religiões, 7(20), 261-274. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v7i20.25133