A NOVA ERA NA IGREJA CATÓLICA

  • João Lupi Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
Palavras-chave: Nova Era, sociedade contemporânea, fenomenologia, ontologia

Resumo

Por Nova Era entendemos uma mentalidade não organizada – não é ninguém e muito menos uma instituição definida - que foi se configurando desde o século XIX mas surgiu mais identificada nas últimas duas gerações; tem elementos religiosos, ou potencialmente influentes nas religiões; é radicalmente tolerante, tendencialmente panteísta - Deus é o Todo, a Força; adere facilmente a doutrinas ecológicas e cósmicas (Era de Aquário); não autoritária, prefere organizar-se em pequenos grupos autônomos; em seus argumentos tenta superar a razão lógica tradicional pela aceitação de outras racionalidades e por formas de intuição; sua concentração espiritual é mais de meditação do que de oração (redução do transcendente).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Lupi, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
Doutorado em Filosofia pela Universidade Católica de Portugal (1982) e Pós-Doutorado pelo Boston College (1995). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.
Como Citar
Lupi, J. (1). A NOVA ERA NA IGREJA CATÓLICA. Revista Brasileira De História Das Religiões, 5(14). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v5i14.30244