AS OVELHAS DA PASTORA: AS MÚLTIPLAS FACETAS DE UMA PEREGRINAÇÃO DE SERGIPE
Resumo
Peregrinar consiste em um dos principais atos do universo religioso. As longas marchas estão presentes na maior das religiões e representam o momento em que os devotos, homens religiosos se predispõem a caminhar em busca de um lugar sagrado, da casa de um deus que sempre está alhures. Este trabalho tem como objeto de estudo a peregrinação ao santuário de Divina Pastora, criada no ano de 1958 com os membros da Juventude Universitária Católica e que passou por consideráveis transformações ao longo de sua trajetória. Com esta pesquisa pretende-se compreender a peregrinação ao Santuário de Divina Pastora, buscando reconstituir alguns dos principais elementos que permearam a trajetória da cidade e da peregrinação. Para que isso se tornasse possível foi necessário mostrar que a peregrinação constitui um evento recente no calendário religioso da cidade e que a tornou um dos mais importantes santuários católicos de Sergipe.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.