RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE DE ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS

  • Aurora Camboim UFPB
  • Julio Rique UFPB
Palavras-chave: Religiosidade, Espiritualidade, Adolescentes e Jovens Adultos

Resumo

Sabendo que a dimensão religiosa da vida é de extrema importância para o desenvolvimento saudável do ser humano, este estudo teve como objetivo verificar e comparar a religiosidade e espiritualidade de adolescentes e jovens adultos. Foi realizada uma pesquisa com 124 adolescentes e 63 jovens adultos, perguntando-se o quanto se consideram religiosos e espiritualizados, se possuem religião e, se sim, o quanto a praticam. Os resultados mostraram que os  adolescentes se consideram mais religiosos, menos espiritualizados e com maior prática religiosa do que os jovens adultos. Essas diferenças indicam que a forma de vivenciar a religiosidade e espiritualidade muda no decorrer da vida de acordo com as fases do desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurora Camboim, UFPB
Doutoranda em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba, Mestre e graduada em Psicologia pela UFPB
Julio Rique, UFPB

Doutor em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela University of Wisconsin-Madison, Estados Unidos; Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e Psicólogo Clínico pelo Instituto Paraibano de Educação. Professor do mestrado em Psicologia Social, Departamento de Psicologia, da UFPB.
Como Citar
Camboim, A., & Rique, J. (1). RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE DE ADOLESCENTES E JOVENS ADULTOS. Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(7). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i7.30336
Seção
ARTIGOS LIVRES