DIÁLOGO POR CIMA DOS MUROS AS ENCÍCLICAS DE JOÃO XXIII E O DESENVOLVIMENTISMO CATÓLICO BRASILEIRO

  • Wellington Teodoro da Silva PUC Minas
Palavras-chave: Papa João XXIII, Esquerda Católica Brasileira

Resumo

Este artigo trata das influências da encíclica Pacem in Terris por sobre a esquerda católica brasileira até o ano de 1964. Esperamos demonstrar que esses católicos não construíram uma compreensão religiosa e política da realidade distanciada de Roma. Pelo contrário, o papado de João XXIII foi pródigo em argumentos para a sua teologia política. Utilizamos o jornal Brasil, Urgente como fonte primária da pesquisa que resultou neste artigo. O tema paz na terra reveste-se de particular interesse por ter sido elaborado no século XX, momento no qual a violência pareceu conhecer seu paroxismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Teodoro da Silva, PUC Minas
Doutor em Ciência da Religião pela UFJF. Professor do Departamento de Ciência da Religião da PUC Minas. Desenvolve trabalhos no campo do catolicismo no Brasil Republicano, com ênfase para a esquerda católica e o golpe de Estado civil militar de 1964. Autor de artigos, capítulos e textos em anais de simpósios nacionais e internacionais. Co-organizador do livro O sagrado e o urbano – diversidade, manifestação e análise, editado pela Editora Paulinas em 2008. 
Como Citar
da Silva, W. T. (1). DIÁLOGO POR CIMA DOS MUROS AS ENCÍCLICAS DE JOÃO XXIII E O DESENVOLVIMENTISMO CATÓLICO BRASILEIRO. Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(8). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i8.30355
Seção
ARTIGOS LIVRES