IGREJA CATÓLICA, MORAL ECONÔMICA E MODERNIDADE
Resumo
A Igreja Católica vem aprimorando a sua análise do ambiente capitalista moderno de maneira progressiva. Este artigo procura analisar tal hipótese a partir da leitura do texto que comemorou 100 anos da Rerum Novarum, a encíclica Centesimus Annus, assinada pelo Papa João Paulo II. Neste documento é possível identificar a evolução do pensamento social católico em relação a vários conceitos econômicos a partir da análise de conceitos como lucro, salário, propriedade privada e, principalmente, da defesa católica dos valores morais como fatores de produção. A discussão dessas questões permite identificar um deslocamento progressivo dos documentos pontifícios em direção a aprovação do podemos chamar de economia de mercado.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.