IGREJA CATÓLICA, MORAL ECONÔMICA E MODERNIDADE

  • José Rodorval Ramalho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Doutrina Social da Igreja - Economia de mercado – Modernidade econômica

Resumo

A Igreja Católica vem aprimorando a sua análise do ambiente capitalista  moderno de maneira progressiva. Este artigo procura analisar tal hipótese a partir da leitura do texto que comemorou 100 anos da Rerum Novarum, a encíclica Centesimus Annus, assinada pelo Papa João Paulo II. Neste documento é possível identificar a evolução do pensamento social católico em relação a vários conceitos econômicos a partir da análise de conceitos como lucro, salário, propriedade privada e, principalmente, da defesa católica dos valores morais como fatores de produção. A discussão dessas questões permite identificar um deslocamento progressivo dos documentos pontifícios em direção a aprovação do podemos chamar de economia de mercado.

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Biografia do Autor

José Rodorval Ramalho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutor em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; membro do Grupo de Pesquisas em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe; pesquisa e orienta trabalhos acadêmicos relacionados à maçonaria no Brasil e a Doutrina Social da Igreja Católica.
Como Citar
Ramalho, J. R. (1). IGREJA CATÓLICA, MORAL ECONÔMICA E MODERNIDADE. Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(9). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i9.30372