FESTA CATÓLICO-CARISMÁTICA E PENTECOSTAL: CONSUMO E ESTÉTICA NA RELIGIOSIDADE CONTEMPORÂNEA

  • Emerson Sena da Silveira UFJF
Palavras-chave: Festa. Pentecostalismo. Renovação Carismática Católica. Modernidade. Pós-Modernidade

Resumo

Este artigo discute as relações entre religião, consumo e estética a partir de dois estudos de caso na cidade de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, Brasil. Pretende, ainda, refletir sobre duas singulares manifestações festivas de importantes movimentos no campo religioso do Brasil: a renovação carismática católica e o pentecostalismo. Procura debater o caráter lúdico atrelado ao consumo/artifício, estabelecendo continuidades/descontinuidades com a modernidade/pós-modernidade. A festa carismática e a pentecostal colocariam em circulação determinadas categorias do universo sagrado, expressando valores de uma vivência comunitária e, ao mesmo tempo, individual. Assim, no pentecostalismo e na renovação carismática católica, as continuidades e descontinuidades poderiam constituir, simultaneamente, doxas e estéticas. Esse processo aproxima a religião e os modos modernos e pós-modernos de concepção da vida social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Sena da Silveira, UFJF
Formado em Ciências Sociais. Doutor em Ciência da Religião (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, PPCIR, da Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF). Realizou Pós-Doutorado com bolsa do CNPq pelo PPCIR, área de concentração 'Ciências Sociais da Religião'. Professor Adjunto, Departamento de Ciência da Religião, PPCIR, UFJF. Membro do Grupo de Pesquisa  Antropologia das Fronteiras Conceituais (UFJF). Publicou Corpo, emoção e rito: antropologia dos carismáticos  católicos, Porto Alegre, Armazém Digital, 2008. 
Como Citar
da Silveira, E. S. (1). FESTA CATÓLICO-CARISMÁTICA E PENTECOSTAL: CONSUMO E ESTÉTICA NA RELIGIOSIDADE CONTEMPORÂNEA. Revista Brasileira De História Das Religiões, 3(9). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v3i9.30376