ESPAÇO SAGRADO E SACRALIZAÇÃO DO ESPAÇO: ASPECTOS DA PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI EM MARINGÁ-PR

  • Solange Ramos de Andrade Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Corpus Christi, espaço sacralizado, Igreja católica

Resumo

Iniciada em 1246, na cidade de Liège, atual Bélgica, e estendida à Igreja latina em 1264 pelo Papa Urbano IV, a Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, o Corpus Christi, chegou ao Brasil no século XIV, por intermédio dos portugueses no contexto de expansão da Cristandade. A procissão de Corpus Christi prolonga o ritual da Eucaristia: logo após a missa, a hóstia consagrada é levada para fora do espaço sagrado, a fim de que os fiéis dêem testemunho público de fé e de veneração ao Santíssimo Sacramento. Trata-se de um ritual que contempla a existência de dois espaços: inicia-se no espaço sagrado da igreja e continua no espaço sacralizado, da cidade, decorado por tapetes feitos especialmente para a procissão. Nela estão obrigados a participar todos os clérigos, as ordens religiosas e os grupos católicos da localidade. Minha proposta é apresentar o ritual de Corpus Christi na Catedral Nossa Senhora da Glória, Arquidiocese de Maringá, a partir das imagens representadas nos tapetes sobre os quais a procissão se realiza e que inserem o sagrado no espaço urbano.

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Biografia do Autor

Solange Ramos de Andrade, Universidade Estadual de Maringá
Professora do Departamento de História e do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá. Bolsista Produtividade em Pesquisa pela Fundação Araucária.
Como Citar
Andrade, S. R. de. (1). ESPAÇO SAGRADO E SACRALIZAÇÃO DO ESPAÇO: ASPECTOS DA PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI EM MARINGÁ-PR. Revista Brasileira De História Das Religiões, 4(11). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v4i11.30406
Seção
ARTIGOS LIVRES