Império Romano e integração: os cristãos nas cartas de Plínio, o Jovem e Trajano
Resumo
O artigo pretende compreender os limites e as possibilidades da inserção do cristianismo na província romana da Bitínia a partir do estudo de duas cartas sobre os cristãos presentes na correspondência entre Plínio, o Jovem, e Trajano. Para tanto, destacamos que nossa abordagem concebe o Império Romano como um espaço de integração, o que favorece o estudo de aspectos que excedem as relações do poder imperial com os seguidores dessa religião. A análise das fontes a partir dos pressupostos da historiografia recente apontou que a situação dos cristãos na provincia dependia, naquele período, da tolerância das comunidades judaicas e gregas, além da condescendência das autoridade romanas. Nesse contexto, tornar-se critão era também uma forma, embora menos valorizada, de integração no mundo romano, pois o cristianismo foi uma religião que cresceu a partir das trocas culturais e das relações de poder que ocorriam entre as comunidades presentes na província.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.


