Misticismo em Brasília: New Age e Dom Bosco na pedra angular da capital federal
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar as representações místicas relacionadas à construção de Brasília. Parte-se do princípio que, embora legitimada a partir de um discurso desenvolvimentista e numa estética modernista, a capital federal esteve intimamente relacionada às representações místicas que deixaram marcas no território do Distrito Federal. Essas marcas estão presentes no Monumento da Pedra Fundamental, construído em 1922, na cidade de Planaltina, na vinculação de um dos sonhos do sacerdote italiano João Dom Bosco à construção de Brasília e nos discursos de diversos grupos esotéricos vinculados ao New Age, que consideram a cidade como palco da emergência de uma nova civilização.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.


