As práticas culturais e o currículo de ensino religioso da escola quilombola José Bonifácio em Macapá-AP

Palavras-chave: Educação escolar quilombola; Práticas culturais; Currículo; Ensino religioso; Amapá.

Resumo

O presente texto tem por objetivo trazer à tona reflexões sobre as práticas culturais e o currículo de Ensino Religioso (ER) da Escola Quilombola Estadual José Bonifácio (EEQJB), em Macapá-AP. Trata-se de um estudo de caso de tipo etnográfico, de natureza qualitativa. Os resultados apontam que no Quilombo do Cria-ú, assim como em toda a região amazônica, os trabalhos físicos e espirituais desenvolvidos na comunidade entre outras atividades, são muito recorrentes e compõem a identidade afroindígena local. Neste sentido, há uma necessidade da aproximação entre escola e comunidade, assim como o currículo e a educação escolar como um todo, seja pensada, planejada e executada de forma coletiva, dialógica e participativa, promovendo legítimas relações democráticas e antirracistas. Os resultados apontam ainda que mesmo estando localizada em uma área quilombola e ser regimentada por legislações específicas, a prática do ER na EEQJB, ainda segue padrões confessionais, não considerando os elementos históricos, culturais e religiosos da comunidade.

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Biografia do Autor

Eugénia da Luz Silva Foster, Universidade Federal do Amapá

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - Doutorado em Rede (EDUCANORTE); Professora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) nos cursos de Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP)  Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Relações Étnico-raciais e Interculturais, cadastrado no CNPq. E-mail: daluzeugenia6@gmail.com  ORCID <http://orcid.org/0000-0002-0807-0789>

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Atualmente é professor no Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e professor coorientador no Doutorado em Educação da Amazônia (EDUCANORTE). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq). E-mail: elivaldo.pa@hotmail.com   ORCID http://orcid.org/0000-0002-2947-5347

Moisés de Jesus Prazeres dos Santos Bezerra, Universidade Federal do Amapá

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Amazônia (PGEDA) - Associação Plena em Rede (EDUCANORTE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) E-mail: moisesprazeres@bol.com.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4953-4391

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Publicado
2022-04-08
Como Citar
Silva Foster, E. da L., Serrão Custódio, E., & dos Santos Bezerra, M. de J. P. (2022). As práticas culturais e o currículo de ensino religioso da escola quilombola José Bonifácio em Macapá-AP. Revista Brasileira De História Das Religiões, 15(43). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v15i43.62386