Efeitos do meloxicam sobre as avaliações hematológica e bioquímica renal de cães adultos sadios

  • Severiana C. M. C. Carneiro Universidade Federal de Goiás
  • Carlos Eduardo Fonseca-Alves Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Botucatu.
  • Igor S. T. Vicente Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Botucatu.
  • Apóstolo Ferreira Martins Universidade Federal de Goiás
  • Maria Clorinda Soares Fioravanti Universidade Federal de Goiás

Abstract

Os fármacos antiinflamatórios não-esteróides estão entre os mais utilizados de todos os agentes terapêuticos. O meloxicam é um moderno derivado oxicano que desenvolve uma atividade inibitória seletiva sobre a COX-2 na cascata biossintética das prostaglandinas. Foram utilizados 15 animais da espécie canina, entre machos e fêmeas, sem raça definida (SRD) e adultos, com peso corpóreo médio entre 10 e 20 kg, o delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com três tratamentos e cinco repetições. Os quinze animais foram distribuídos em três grupos experimentais: grupo controle (C; n=5), para o qual foi administrado placebo, via oral, uma vez ao dia; grupo tratado um (T 1; n=5) e grupo tratado dois (T 2; n=2) que receberam dosagens orais diárias de 0,2 mg/kg e de 0,4 mg/kg, respectivamente, durante 15 dias. As avaliações laboratoriais incluíram o hemograma, urinálise, avaliação da função renal (quantificação da uréia e creatinina) e proteinograma (proteína total e albumina). Pôde-se concluir com o trabalho que o grupo de animais (T2) que recebeu o dobro da dose recomendada e o grupo (T1) que recebeu a dose indicada do meloxicam não apresentaram alterações indicativas de disfunção renal em 24 h, 48 h, sete dias e 15 dias após o início do experimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carlos Eduardo Fonseca-Alves, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP, Botucatu.
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (2004-2008), Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Faculdade UPIS (2009-2011) e Mestrado em Medicina Veterinária (Clínica Veterinária - Área Oncologia Veterinária) pela Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Botucatu (2011-2013). Atualmente é aluno do programa de Pós Graduação nível Doutorado em Medicina Veterinária (Clínica Veterinária) na Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Botucatu. Associate Member of the American Association for Cancer Research. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Médica de Pequenos Animais (caninos e felinos), Anatomia Patológica de pequenos animais (cães e gatos) e Oncologia Clínica, Molecular e Comparada. Atua principalmente nos seguintes temas: Dermatologia, Hepatologia, Nefrologia, Oncologia, Imuno-histoquímica, Oncogenes, Genes de Supressão Tumoral e Mecanismos Epigenéticos do Câncer..
Published
2014-05-13
How to Cite
Carneiro, S. C. M. C., Fonseca-Alves, C. E., Vicente, I. S. T., Martins, A. F., & Fioravanti, M. C. S. (2014). Efeitos do meloxicam sobre as avaliações hematológica e bioquímica renal de cães adultos sadios. Revista De Ciência Veterinária E Saúde Pública, 1(1), 01-07. https://doi.org/10.4025/revcivet.v1i1.20447