Foco e Escopo

MISSÃO: A “Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública” destina-se à difusão de conhecimentos científicos em todas as áreas de abrangência da Medicina Veterinária e da Saúde Pública.

ESCOPO: No escopo da revista, estão incluídas as áreas relevantes da Medicina Veterinária, sendo elas as áreas básicas (bioquímica, fisiologia, anatomia, histologia/citologia, genética animal, imunologia, microbiologia e parasitologia), áreas aplicadas de medicina veterinária preventiva (diagnóstico etiológico, imunológico, molecular e anatomopatológico, doenças infecciosas, doenças parasitárias, inspeção e vigilância epidemiológica), áreas clínico-cirúrgicas (procedimentos, tratamentos, diagnóstico clínico e laboratorial), área de produção animal (bem estar animal, instalações e nutrição animal) e área de Saúde Pública (inspeção de produtos de origem animal e utilizados para animais, saneamento básico e aplicado, zoonoses e antropozoonoses).

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos serão avaliados por dois consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito para publicação se tiver dois pareceres favoráveis e será rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis. No caso de um parecer favorável e de um desfavorável, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial.

Periodicidade

A Revista é publicada em formato on-line, em fluxo contínuo, a partir de 2024 .

A revista teve sua primeira edição em 2014

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política contra plágio

Todos os artigos enviados para a Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública serão submetidos à avaliação pela plataforma Ithenticate – professional plagiarism preventionem conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio ou similariedade com outras publicações. Todos os artigos com menos de 75% de conteúdo único e/ou com mais de 3% de similariedade com um único artigo serão devolvidos para os autores. 

Indexações

Latindex, LIVRE, MIAR, Sumários, Periódicos CAPES, Diadorim e Portal de Periódios UEM.