El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

OBJETIVOS

A Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública visa a publicação de artigos originais (artigos completos), notas curtas, relatos de caso e revisões de literatura (à convite).

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO, DIREITOS AUTORAIS E AUTO-ARQUIVAMENTO

A Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública é publicada sob o modelo Acesso Aberto, salvo indicação em contrário, e permite a qualquer um a leitura e download, bem como a cópia e disseminação de seu conteúdo de acordo com as políticas de copyright - Creative Commons Attribution 3.0, permitindo aos autores a manutenção dos direitos autorais de seus artigos, e a reutilização e distribuição de artigos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.A Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública incentiva ainda aos autores que auto-arquivem seus manuscritos aceitos, publicando-os em redes sociais acadêmicas, blogs pessoais, repositórios institucionais e redes sociais pessoais, desde que sempre incluam a citação completa.

 

TAXA DE PROCESSAMENTO DE ARTIGO E TAXA DE SUBMISSÃO

A Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública NÃO cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

 

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA, E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, indicamos:

Os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa;

Antes da submissão, os autores devem seguir os seguintes critérios:

  1. Artigos que contenham aquisição de dados ou análise e interpretação de dados de outras publicações devem referenciá-las de maneira explícita;
  2. Na redação de artigos que contenham uma revisão crítica do conteúdo intelectual de outros autores, estes deverão ser devidamente citados;
  3. Todos os autores devem atender os critérios de autoria inédita do artigo e nenhum dos pesquisadores envolvidos na pesquisa poderá ser omitido da lista de autores;

Para responder aos critérios, os editores avaliarão os manuscritos logo após a submissão pelo sistema Crosscheck. Primeiramente será avaliado o conteúdo textual dos artigos científicos, procurando identificar plágio, submissões duplicadas, manuscritos já publicados e possíveis fraudes em pesquisa. Com os resultados, cabe aos editores e conselho editorial decidir se o manuscrito será enviado para revisão por pares que também realizarão avaliações. Após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados novamente.

Após o aceite pelo comitê editorial, todos os artigos serão enviados a, pelo menos, dois revisores ad hoc. As revisões são geralmente submetidas a três consultores ad hoc.

INSTRUÇÕES PARA ENVIO DOS ARTIGOS:

Todos os manuscritos devem ser submetidos acompanhados dos seguintes itens:

Carta de apresentação/Cover Letter

Ao escrever sua carta de apresentação/ “cover letter”, certifique-se de fornecer as informações relevantes do seu estudo, para que o mesmo seja apreciado pela equipe editorial. São consideradas informações relevantes acontribuição científica mais significativa do seu estudo; os problemas e questões que visam responder; seus principais resultados; e motivações para publicação. A carta deve ser redigida em inglês, a menos que o artigo seja submetido em português (lembrando que a preferência é pela submissão em inglês).

Title page/pagina de títulos

Na pagina de títulos deve conter o título do artigo, em inglês e português.

Abaixo do título devem constra as informações de cada um dos autores: Nome completo, departamentos e instituições atuais; informações de contato do autor correspondente (e-mail, telefone, endereço) e ORCID (Open Researcher and Contributor Identification).

Contribuição dos autores: A autoria confere crédito e implica responsabilidade e prestação de contas pelo trabalho publicado. Assim, em Contribuições dos autores, todos os autores devem declarar sua contribuição na concepção e redação do manuscrito, assim como na execução do estudo. Todos os autores devem revisar criticamente o manuscrito e aprovar a versão final. São critérios de autoria: contribuir substancialmente para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho; Elaborar ou revisar o artigo criticamente quanto ao conteúdo intelectual; a aprovação da versão final do artigo; estar de acordo e ser responsável por todos os aspectos do trabalho.

Também deve constar as fontes de financiamento (se existente).

Aprovação do Comitê de Bioética e Biossegurança

Obrigatório anexar o certificado emitido pela sua respectiva instiruição para estudos envolvendo animais ou humanos. Caso so estudo tenha dispensa de certificado, anexar documento informando.

Indicação de revisores

Para cada manuscrito submetido os autores deverão, obrigatoriamente, indicar dois profissionais com doutorado na área de interesse do manuscrito, como avaliadores; com nome completo, e-mail para contato e link do currículo acadêmico (lattes ou outro). Os profissionais indicados não poderão ter conflitos de interesse.

 

INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DOS ARTIGOS:

Todos os manuscritos deverão ser inéditos e destinar-se exclusivamente ao periódico “Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública”.

O número de páginas sugerido pela Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública para artigo completo é de 15 páginas digitadas, revisões 20 páginas, notas curtas e relatos de caso devem conter no máximo 8 páginas incluindo Tabelas, Gráficos e Figuras (cada uma como uma página no final).

Os manuscritos, independente da seção, devem ser enviados com as formatações básicas a seguir: tamanho do papel de impressão deverá ser A4 210 x 297mm contendo no máximo 34 linhas por página (numeradas), fonte Times New Roman, tamanho 12, as margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, parágrafos justificados com recuo de 1,25, espaçamento de 1,5 em todo o texto, inclusive no Resumo e nas Referências, com páginas numeradas consecutivamente, a partir da página de título, em algarismos arábicos no canto superior direito da página (ABNT NBR 14724). 

Todos os manuscritos devem ser escritos em língua inglesa, com linguagem inclusiva. Os artigos poderão ser submetidos na língua portuguesa, mas depois de aceitos, obrigatoriamente deverão ser traduzidos para a língua inglesa para publicação.

Usar somente nomenclaturas oficiais e abreviaturas consagradas, não empregando abreviaturas no título do artigo, a menos que seja essencial.

 

Os artigos originais deverão conter as seguintes seções: Título, Resumo e Palavras-chave em inglês e português; Introdução (contendo a revisão da literatura e objetivos); Materiais e métodos; Resultados; Discussão; ou Resultados e Discussão (em conjunto) e Conclusões; Agradecimentos; Contribuições dos autores; Declaração de Conflito de Interesse; Aprovação do Comitê de Bioética e Biossegurança (necessária quando humanos ou animais estão envolvidos); e Referências. Quando estão envolvidos organismos geneticamente modificados, a aprovação também é necessária e deve ser indicado antes da seção de Referências.

 

As Notas Curtas e Relatos de Caso deverão conter: Título, Resumo e Palavras-chave em inglês e português; Texto (sem subdivisão em seções, mas ordenado em introdução, metodologia, resultados, discussão; conclusão) Agradecimentos; Contribuições dos autores; Declaração de Conflito de Interesse; Aprovação do Comitê de Bioética e Biossegurança (necessária quando humanos ou animais estão envolvidos); e Referências. Quando estão envolvidos organismos geneticamente modificados, a aprovação também é necessária e deve ser indicado antes da seção de Referências. O texto também pode incluir tabelas e figuras.

 

Os artigos de revisão deverão conter as seções : Título, Resumo e Palavras-chave em inglês e português; Introdução; Texto; Conclusão; Agradecimentos; Contribuições dos autores; Declaração de Conflito de Interesse; Aprovação do Comitê de Bioética e Biossegurança (necessária quando humanos ou animais estão envolvidos); e Referências. Quando estão envolvidos organismos geneticamente modificados, a aprovação também é necessária e deve ser indicado antes da seção de Referências. Os artigos de Revisão são aceitos apenas mediante convite.

 

FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS

 

Os indicadores de seção (Introdução, material e métodos, etc) devem ser escritos com a inicial maiúscula, em negrito, sem recuo.

 

O título deve ser descrito em inglês e português, com somente a primeira letra do título maiúscula, exceto para nomes oficiais, escrito em negrito. Não use abreviações no título. Os nomes científicos devem ser usados no título somente quando estritamente necessário.

 

Para a descrição dos autores, o(s) nome(s) completo(s) dos mesmos deverão ser escritos abaixo do título, lado a lado, seguidos de número (algarismos romanos sobrescritos). Estes números indicarão, quando repetidos após os autores, a filiação, número ORCID e endereço correspondente. O autor correspondente será indicado e deverá ser acompanhado do endereço completo, incluindo o e-mail. Na submissão inicial, os dados dos autores não devem constar no arquivo do manuscrito (que deve ser denominado “Texto do artigo”) e devem ser encaminhados em um arquivo separado, denominado “Página de Títulos”, onde deve constar os dados descritos acima.

 

O Resumo/ Abstract não deve ultrapassar 250 (duzentos e cinquenta) palavras e deverão apresentar informações sucintas sobre objetivo da pesquisa, os materiais e métodos empregados, os resultados e a conclusão.

 

As Palavras-chave/Key-words são de nomínimo 3 (três) e máximo 5 (cinco), que correspondem a palavras ou expressões que identificam o conteúdo do artigo e não pertencentes ao título. Recomendamos que os autores utilizem palavras-chaves da biblioteca de Descritores em Ciências de Saúde DeCS/MeSH (https://decs.bvsalud.org/);

 

Unidades de medida devem ser descritas de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, disponível em: http://www.inmetro.gov.br/inovacao/publicacoes/si_versao_final.pdf.

 

A Introdução deve conter o referencial teórico (de forma breve e suscinta) com a citação da literatura específica, seguida dos objetivos. Para as citações no texto devem ser seguidas as normas da ABNT modificada. Como os exemplos a seguir:

  1. a) Um autor: (Freitas, 2015) ou Freitas (2006);
  2. b) Dois autores: (Freitas and Pedrozo, 2016) ou Freitas and Pedrozo (2016);
  3. b) Três ou mais autores: (Freitas et al., 2008) ou Freitas et al. (2008);

 

A seção de Materiais e métodos deve conter todos os dados necessários para repetição do estudo. As fontes de aquisição devem ser descritas entre parêntesis logo após a citação do material/equipamento (marca, indústria, local de fabricação).

 

Em Resultados os dados obtidos devem ser apresentados de forma clara e concisa.

 

Na seção de Discussão os dados obtidos devem ser discutidos em relação à literatura disponível. Os autores podem optar por apresentar as seções de Resultados e Discussão (em conjunto), seguindo as recomendações de cada seção já descritas. As citações de referências no texto seguem as mesmas normas descritas para a seção “Introdução”.

 

As Conclusões devem ser baseadas apenas nos resultados obtidos.

 

Os Agradecimentos (opcional) são destinados todas as pessoas/empresas que ajudaram na pesquisa, mas que não se qualificam para autoria (verifique as contribuições dos autores). Inclui todos aqueles que deram assistência intelectual, ajuda técnica  ou que tenham fornecido equipamentos ou materiais especiais.

 

A autoria confere crédito e implica responsabilidade e prestação de contas pelo trabalho publicado. Assim, em Contribuições dos autores, todos os autores devem declarar sua contribuição na concepção e redação do manuscrito, assim como na execução do estudo. Todos os autores devem revisar criticamente o manuscrito e aprovar a versão final. São critérios de autoria: contribuir substancialmente para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho; Elaborar ou revisar o artigo criticamente quanto ao conteúdo intelectual; a aprovação da versão final do artigo; estar de acordo e ser responsável por todos os aspectos do trabalho.

 

Em Declaração de Conflito de Interesse devem ser declarados todos os possíveis conflitos de interesse dos autores quanto ao trabalho.

 

A Aprovação do Comitê de Bioética e Biossegurança é necessária quando humanos ou animais estão envolvidos, e o número do protocolo deve ser mencionado, assim como qual comitê realizou sua aprovação. Importante: o certificado de aprovação deve ser submetido como documento no processo inicial de submissão.

 

Em Referências devem ser incluídos os artigos citados no texto, em ordem alfabética, margem justificada, sem pular linhas entre as referências, conforme norma da ABNT modificada.

Citações nas referências

  1. a) Um autor: CARVALHO, J.H.
  2. b) Dois autores: CARVALHO, J.H. e FERNANDES, G.S.
  3. c) Três ou mais autores: CARVALHO, J.H.; FERNANDES, G.S.; LIMA, F.T. (incluir todos os autores)

O título dos periódicos deve ser completo (não abreviar).

Todas as referências devem estar justificadas (distribuição uniforme entre as margens), e sempre que existente, o autor deve acrescentar o número de identificação DOI (Digital Object Identifiers) no final da referência.

Exemplos:

Artigos completos

MISRA, C.K.; DAS, B.K.; MUKHERJEE, S.C.; PATTNAIK, P. Effect of long term administration of dietary β‑glucan on immunity, growth and survival of Labeo rohita fingerlings. Aquaculture, v.255, p.82‑94, 2006. <DOI: 10.1016/j.aquaculture.2005.12.009>.

 

Livros e capítulos de livros (evitar incluir livros e capítulos)

HULLEY, S.B.; CUMMINGS, S.R.; BROWNER, W.S.; GRADY, D.G.; NEWMAN, T.B. Delineando a Pesquisa Clínica: Uma Abordagem Epidemiológica. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 400p.

SCHULTZE, A.E. Interpretation of canine leukocyte responses. In: FELDMAN, B.F. et al. Schalm‘s veterinary hematology. 5.ed. Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins, 2000. Cap.55, p.366-381.

 

Teses, dissertações (evitar incluir teses e dissertações)

NIEL, Marcelo J. Anestesiologistas e uso de drogas: um estudo qualitativo. 2006. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

SPERANDIO, Priscila C.A. Relação entre a oferta e a utilização muscular periférica de oxigênio na transição do exercício leve para o intenso em pacientes com insuficiência cardíaca. 2010. 80 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

 

Boletim, circular técnica, manual (evitar incluir boletim, circular ou manual)

VIEIRA, E.A.; FIALHO, J.F.; SILVA, M.S.; FALEIRO, F.G. Variabilidade genética do banco ativo de germoplasma de mandioca do Cerrado acessada por meio de descritores morfológicos. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2007. 28 p. (Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 179).

 

Documentos eletrônicos

BATISTA, Nildo A. Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Caderno FNEPAS, Rio de Janeiro, v. 2. p. 25-28, jan. 2012. Disponível em: < http://www.fnepas.org.br/artigos_caderno/v2/educacao_interprofissional.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2012.

 

As Tabelas, quadros, figuras e gráficos deverão ser inseridos ao final texto, cada uma delas contando como uma página. As legendas devem ser escritas sem recuo, iniciando com a palavra Tabela/Figura/Gráfico/Quadro seguida do pelo número de ordem em algarismo arábico e ponto (Tabela 1.), contendo informações básicas e claras dos seus conteúdos, ao final não deve ser usado ponto final. A legenda de tabelas e quadros deve ficar acima do mesmo, enquanto que a legenda de ilustrações (gráficos, figuras, desenhos, esquemas e fluxogramas) deve ficar abaixo.

Tradução para o Inglês

Caso o manuscrito seja aceito para publicação, e se foi submetido em português, os autores serão informados e o texto OBRIGATORIAMENTE deverá ser traduzido para o inglês, uma vez que as publicações a partir do ano de 2020 serão somente neste idioma. A tradução está passível de avaliação pelos editores e poderá ser questionada.

Artigos Originais

Son artículos originales que resultan de la investigación científica y presentan datos originales de investigaciones basadas en datos empíricos o teóricos, utilizando metodología científica. Estos artículos abordan hallazgos relacionados con aspectos experimentales u observacionales de la motricidad animal, con características médicas, bioquímicas, psicológicas y/o sociales. Deben incluir un análisis descriptivo y/o inferencias a partir de los propios datos de los autores. La estructura debe subdividirse en introducción, materiales y métodos, resultados, discusión y conclusiones, además de los elementos obligatorios.

Relatos de Caso/Experiência

Son artículos que representan datos descriptivos de uno o más casos, explorando un método o problema a través de ejemplos. Estos trabajos presentan las características principales del(los) individuo(s) estudiado(s), incluyendo información como sexo, edad, etc. La investigación puede haberse realizado en humanos o animales. Deben contener datos descriptivos, análisis de las implicaciones conceptuales, descripción de procedimientos o estrategias de intervención, apoyados en evidencia metodológicamente apropiada de evaluación de eficacia. La estructura debe subdividirse en introducción, desarrollo y conclusiones, además de los elementos obligatorios.

Notas curtas

Son publicaciones científicas concisas que presentan resultados preliminares, hallazgos iniciales o informes breves de investigaciones específicas. El objetivo de las comunicaciones cortas es compartir rápidamente descubrimientos de interés inmediato para la comunidad científica, sin la necesidad de esperar un estudio más extenso o detallado. Son particularmente útiles para comunicar observaciones nuevas o inesperadas, métodos innovadores o resultados de investigaciones en curso. Es importante destacar que no se aceptan Artículos de Revisión para las Comunicaciones Cortas.

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.