RETROSPECTIVA SOBRE A SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR CIRÚRGICA-VETERINÁRIA NO SERVIÇO PÚBLICO DE ENSINO SUPERIOR

Résumé

A satisfação do paciente é um indicador que pode auxiliar na avaliação da qualidade funcional da assistência hospitalar. Pesquisas têm sido desenvolvidas para entender a percepção do proprietário em relação aos cuidados pré e pós-operatórios oferecidos pelos discentes de cursos de medicina veterinária. Este artigo avalia a qualidade dos serviços públicos prestados pelas disciplinas de cirurgia veterinária do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Câmpus Concórdia, segundo as perspectivas dos tutores. A análise estatística descritiva das respostas dos usuários da assistência cirúrgica revelou predomínio dos escores 4 e 5 (100%), indicando alto nível de satisfação. Os escores 2 e 1, respectivamente, ruim e péssimo, não obtiveram pontuação, ao contrário do escore 3 (regular) que obteve dez pontos. Espera-se que o presente estudo possa contribuir com a discussão sobre a assistência cirúrgica do ensino superior de medicina veterinária realizada por acadêmicos. Concluiu-se que os serviços cirúrgicos realizados por discentes estão atendendo as expectativas dos tutores.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Débora Cristina Olsson, Instituto Federal Catarinese-concórdia
Cirurgia veterinária
Cleucy Jauqeline Salles, IFC
cirurgia veterinária
Raquel Chappuis, IFC
cirurgia veterinária

 

Références

HOLLANDA, E., SIQUEIRA, S.A.V.D., ANDRADE, G.R.B.D., MOLINARO, A; VAITSMAN, J. Satisfação e responsividade em serviços de atenção à saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v.17, n.12, 3343-3352, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012001200019.

LARSON, P.J. Comparison of cancer patients' and professional nurses' perceptions of important nurse caring behaviors. Heart & lung: the journal of critical care, v.16, n.2, p. 187-193, 1987. http://sci-hub.tw/10.1016/s0001-2092(07)66503-x. Acesso em 22 de março de 2017.

LINDER, P.S. Toward a theory of patient satisfaction. Social science & Medicine. v16, n.5, p.577-582, 1982. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7100990. Acesso em 02 e fevereiro de 2017.

LIU,Y.; WANG, G. Inpatient satisfaction with nursing care and factors influencing satisfaction in a teaching hospital in China. Journal of nursing care quality. v.22, n.3, p.266-271, 2007. DOI:10.1097/01.NCQ.0000277785.52428.a5.

LOPES, J.D.L., CARDOSO, M.L.A.P., ALVES, V.L.D.S; D'INNOCENZO, M. Satisfação de clientes sobre cuidados de enfermagem no contexto hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem. v.22, n.2, 136-141, 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002009000200004.

MATIAS, A.P.S. Avaliação de desempenho dos setores produtivos de um hospital escola veterinário: uso de um modelo hierárquico multicriterial. São Bernardo do Campo, SP. Dissertação (Mestrado em Ciências Administrativas) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Administrativas, Universidade Metodista de São Paulo, 2007. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/107. Acesso em 02 e fevereiro de 2017.

MULLER, E.V; GRECO, M. Avaliação da satisfação dos usuários com os serviços do consórcio intermunicipal de saúde do noroeste do Paraná. Ciência & Saúde Coletiva. v.15, n.3, p.925-930, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232010000300036.

OLIVEIRA, A.M.L.D; GUIRARDELLO, E.D.B. Satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem: comparação entre dois hospitais. Revista da Escola de Enfermagem da USP. v.40, n.1, p.71-77, 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342006000100010.

POMPEO, D.A., PINTO, M.H., CESARINO, C.B., ARAÚJO, R.R.D.F; POLETTI, N.A.A. 2007. Atuação do enfermeiro na alta hospitalar: reflexões a partir dos relatos de pacientes. Acta Paulista de Enfermagem. v.20, n.3, p.345-50, 2007. http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n3/pt_a17v20n3.pdf. Acesso em 11 de maio de 2017.

RAFII, F., HAJINEZHAD, M.E; HAGHANI, H. Nurse caring in Iran and its relationship with patient satisfaction. The Australian Journal of Advanced Nursing, v.26, n.2, p 75, 2008. https://pdfs.semanticscholar.org/13a8/f5188064e3fd362986e38454ead8a1502bbc.pdf. Acesso em 24 de junho de 2017.

TAFFAREL, A.C. Aspectos do papel do médico veterinário na saúde pública, o ensino curricular e o conceito de one health: revisão de literatura e considerações. Porto Alegre, RS. Monografia 35f. (Graduação em Medicina Veterinária) – Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do rio Grande do Sul-UFRGS, 2014. http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/127673/000974429.pdf?sequence=1. Acesso em 22 de maio de 2017.

USICHENKO, T.I.; TTENBAACHER, I.RO.; KOHLMANN, T.; LICH, A.J.; LANGE, J.; MUSTEA, A.; ENGEL, G.; WENDT, M. Implementation of the quality management system improves postoperative pain treatment: a prospective pre-/post-interventional questionnaire study. British Journal of Anaesthesia, v. 110,n.1, p. 87–95, 2013. Advance Access publication 9 October 2012 . doi:10.1093/bja/aes352.

Publiée
2018-12-31
Comment citer
Olsson, D. C., Salles, C. J., & Chappuis, R. (2018). RETROSPECTIVA SOBRE A SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR CIRÚRGICA-VETERINÁRIA NO SERVIÇO PÚBLICO DE ENSINO SUPERIOR. Revista De Ciência Veterinária E Saúde Pública, 6(1), 071-085. https://doi.org/10.4025/revcivet.v6i1.42659
Rubrique
-------