RESÍDUOS QUÍMICOS EM LABORATÓRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO AGRONÔMICO

  • Matheus Francisco da Paz Universidade Federal de Pelotas
  • Camilo Bruno Fonseca Universidade Federal de Pelotas
  • Érico Kunde Corrêa Universidade Federal de Pelotas
  • Avelino Soares Lima Universidade Federal de Pelotas
  • Luciara Bilhalva Corrêa Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Tratamento de resíduos. Instituição de Ensino Superior. Educação Ambiental.

Resumo

O uso da química é uma importante ferramenta nas atividades diárias de Instituições de Ensino Superior (IES). Essas atividades multifacetadas desenvolvidas geram uma carga de resíduos diversificados e muitas vezes de difícil remediação. As IES, como unidades geradoras, têm a responsabilidade no tratamento e disposição final destes resíduos. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo uma análise através da aplicação de um questionário não estruturado sobre a manipulação e disposição dos resíduos químicos, bem como o perfil socioambiental de 24 colaboradores em 8 laboratórios da unidade estudada. Os resultados indicam que uma parte substancial dos resíduos químicos gerados tem disposição final inadequada, principalmente no lixo comum. Estes resíduos também são armazenados de forma precária, varias vezes devido à falta de informação dos colaboradores, que mesmo com intenções pró meio ambiente, desconhecem maneiras técnicas-científicas de tratamento e disposição final. Nesse sentido, ações desenvolvidas pelas IES pode resolver grande parte dos problemas, criando grupos de discussão, ensino e pesquisa na área de resíduos químicos, com uso da educação ambiental como premissa elementar para um efetivo plano de gerenciamento destes tipos de resíduos.

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Biografia do Autor

Matheus Francisco da Paz, Universidade Federal de Pelotas
Atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Resíduos e Sustentabilidade na cadeia de Alimentos. Atualmente cursa Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos no Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da Universidade Federal de Pelotas.
Camilo Bruno Fonseca, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Agroindústria pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Atualmente é Mestrando em Ciência e Tecnologia Agroindustrial, com ênfase em Microbiologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas e assistente de pesquisa da Universidade Federal de Pelotas.
Érico Kunde Corrêa, Universidade Federal de Pelotas
Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Professor do PPG em Ciência e Tecnologia Agroindustrial da FAEM-UFPEL. Posui Pós-doutorado, em redução da poluição e diminuição do impacto ambiental de atividades agropecuárias. Doutorado em Biotecnologia Agricola - compostagem de dejetos. Mestrado em Produção Animal. Especialização em Educação Inclusiva. Engenheiro Agrônomo e Técnico em Agropecuária.
Luciara Bilhalva Corrêa, Universidade Federal de Pelotas
Bacharel e Licenciada em Ciências Domésticas pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre e Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas - Área de Educação Ambiental. Principais linhas de pesquisa que vem atuando: Educação Ambiental no âmbito Formal e Não Formal. Educação Ambiental na Formação Continuada de Professores. Educação Sanitária e Ambiental. Gestão ambiental; Gestão de Resíduos Sólidos
Publicado
2015-07-03
Como Citar
Francisco da Paz, M., Bruno Fonseca, C., Kunde Corrêa, Érico, Soares Lima, A., & Bilhalva Corrêa, L. (2015). RESÍDUOS QUÍMICOS EM LABORATÓRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO AGRONÔMICO. Revista Tecnológica, 24(1), 41-52. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v24i1.26127