UTILIZAÇÃO DE REGRESSÃO NÃO-LINEAR SIMPLES NA AVALIAÇÃO ESTRUTURAL DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS RODOVIÁRIOS

  • Antonia Fabiana Marques Almeida Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Heber Lacerda de Oliveira Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Deflexão, Afundamento, Pavimento, Correlação, Levantamento, Modelo

Resumo

Os pavimentos rodoviários constituem a principal infraestrutura de transporte de passageiros e de carga no Brasil. Para garantir a sua vida útil, o conforto ao rolamento dos veículos e a segurança das operações e dos usuários, é necessário que os pavimentos sejam avaliados adequadamente com uma frequência apropriada, considerando o contexto da gerência de pavimentos. Nesse sentido, a avaliação estrutural destaca-se por permitir o conhecimento da capacidade de carga da infraestrutura, muito embora ainda ocasione impactos sobre o fluxo de tráfego e custos elevados durante os levantamentos de campo, devido, sobretudo, aos equipamentos e técnicas envolvidos. Condições estruturais inadequadas proporcionam o surgimento, dentre outros defeitos em pavimentos flexíveis, de afundamentos de trilhas de rodas excessivos e de deformações superiores àquelas admitidas pela infraestrutura. Diante desse contexto, este artigo tem o objetivo de efetuar uma análise dos parâmetros de afundamentos de trilhas de rodas e deflexão característica de pavimentos asfálticos rodoviários nacionais, de modo que se obtenha um modelo de correlação satisfatório. Utilizou-se a correlação não-linear simples entre os parâmetros, pois a correlação linear não se mostrou adequada. Os resultados obtidos indicam, por meio do coeficiente de determinação e outras análises, que o modelo desenvolvido é aceitável e pode auxiliar o gestor no planejamento dos levantamentos de campo.

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Biografia do Autor

Antonia Fabiana Marques Almeida, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Engenharia de Transportes na Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Engenharia de Transportes pela UFC (2010). Graduada em Engenharia Civil pela UFC (2014). Tecnóloga em Estradas pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará - IFCE (2005). Professora Assistente do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Cariri - UFCA.

Francisco Heber Lacerda de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Transportes pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará - UFC. Affiliate Member in the American Society of Civil Engineers - ASCE. Tem experiência em Planejamento do Transporte Aéreo, Operação, Manutenção e Reabilitação de Infraestruturas Aeroportuárias, especialmente em pavimentos de pátios e de pistas de pouso e decolagem.

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Publicado
2022-03-07
Como Citar
Marques Almeida, A. F., & Lacerda de Oliveira, F. H. (2022). UTILIZAÇÃO DE REGRESSÃO NÃO-LINEAR SIMPLES NA AVALIAÇÃO ESTRUTURAL DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS RODOVIÁRIOS. Revista Tecnológica, 30(1), 162-175. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v30i1.53838