UTILIZAÇÃO DE REGRESSÃO NÃO-LINEAR SIMPLES NA AVALIAÇÃO ESTRUTURAL DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS RODOVIÁRIOS
Resumo
Os pavimentos rodoviários constituem a principal infraestrutura de transporte de passageiros e de carga no Brasil. Para garantir a sua vida útil, o conforto ao rolamento dos veículos e a segurança das operações e dos usuários, é necessário que os pavimentos sejam avaliados adequadamente com uma frequência apropriada, considerando o contexto da gerência de pavimentos. Nesse sentido, a avaliação estrutural destaca-se por permitir o conhecimento da capacidade de carga da infraestrutura, muito embora ainda ocasione impactos sobre o fluxo de tráfego e custos elevados durante os levantamentos de campo, devido, sobretudo, aos equipamentos e técnicas envolvidos. Condições estruturais inadequadas proporcionam o surgimento, dentre outros defeitos em pavimentos flexíveis, de afundamentos de trilhas de rodas excessivos e de deformações superiores àquelas admitidas pela infraestrutura. Diante desse contexto, este artigo tem o objetivo de efetuar uma análise dos parâmetros de afundamentos de trilhas de rodas e deflexão característica de pavimentos asfálticos rodoviários nacionais, de modo que se obtenha um modelo de correlação satisfatório. Utilizou-se a correlação não-linear simples entre os parâmetros, pois a correlação linear não se mostrou adequada. Os resultados obtidos indicam, por meio do coeficiente de determinação e outras análises, que o modelo desenvolvido é aceitável e pode auxiliar o gestor no planejamento dos levantamentos de campo.
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