Estudo da influência do uso de resíduos de marmoraria no desempenho de concretos

  • Joyce Alves Santana Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, SP, Brasil.
  • Lígia Silva do Nascimento Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, SP, Brasil.
  • Riterson Jacques Nunes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palavras-chave: Rochas ornamentais, Marmoraria, Resíduos, Reaproveitamento, Concreto

Resumo

A construção civil é um dos setores que mais contribui para o desenvolvimento econômico e social do país, no entanto, é responsável por um grande impacto ambiental, em especial na geração de resíduos. Além dos resíduos gerados a partir da realização das atividades ligadas diretamente à construção civil, há os resíduos provenientes do beneficiamento de materiais empregados no setor, como por exemplo, as rochas ornamentais. Por este motivo, é indispensável buscar alternativas e novas tecnologias de reaproveitamento desses resíduos, a fim de minimizar o consumo de recursos naturais e a disposição incorreta desses materiais na natureza. O trabalho buscou incorporar os resíduos de marmoraria no concreto, material com grande demanda de uso, e realizar um comparativo entre as propriedades do concreto produzido sem a incorporação do resíduo e as dos concretos com adição e substituição, nos teores de 5%, 7,5%, 10% em relação ao cimento. Avaliando os resultados obtidos, considerando as propriedades físicas e mecânicas dos concretos com a incorporação, verificou-se um melhor desempenho nas amostras com teor de 5% de adição em relação à massa de cimento, uma vez que os valores de resistência à compressão aos 28 dias foram ligeiramente menores que os do concreto de referência e a porosidade apresentou resultados de absorção de água e índice de vazios menores que o do concreto de referência, o que pode propiciar maior durabilidade ao material. Dessa forma, o trabalho apresentou resultados interessantes que viabilizam a incorporação de resíduo de marmoraria na produção de concretos, bem como novos estudos sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Alves Santana, Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, SP, Brasil.

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade do Oeste Paulista.

Lígia Silva do Nascimento, Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, SP, Brasil.

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade do Oeste Paulista.

Riterson Jacques Nunes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Docência no Ensino Superior pela UniDOMBOSCO. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos. Docente na Graduação em Engenharia Civil da Universidade do Oeste Paulista. Docente nas Pós Graduações da UNOESTE, UNILINS, UNIFUNEC e PUC-MINAS.

Referências

AGUIAR, M.C.; GADIOLI, M.C.B. Caracterização de Resíduo de Mármore para Fabricação de Rocha Artificial. In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 22., 2016, Natal. Congressos. Espírito Santo: Cbecimat, 2016. p. 939-949. Disponível em: https://inis.iaea.org/collection/NCLCollectionStore/_Public/48/069/48069721.pdf. Acesso em: 09 maio 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5738:2015 Versão corrigida: Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739: Concreto - Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7211:2009 Versão corrigida: Agregados para concreto - Especificações. Rio de Janeiro, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9778:2005 Versão corrigida 2: Argamassa e concreto endurecidos - Determinação da absorção de água, índice de vazios e massa específica. Rio de Janeiro, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16605: Cimento Portland e outros materiais em pó - Determinação da massa específica. Rio de Janeiro, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16889: Concreto - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone. Rio de Janeiro, 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 52: Agregado miúdo - Determinação de massa específica e massa específica aparente. Rio de janeiro, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 53: Agregados - Determinação da massa específica aparente e absorção de água. Rio de janeiro, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 248: Agregados - Determinação da composição granulométrica. Rio de janeiro, 2003.

CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Construção é responsável por mais de 50% dos investimentos no País. Disponível em:. Acesso em 13 de fev. 2022.

CHIODI FILHO, C. Balanço das Exportações e Importações Brasileiras de Rochas Ornamentais em 2020. ABIROCHAS – Associação Brasileira de Rochas Ornamentais, Edifício Assis Chateaubriand – SRTV SUL – Quadra 701, Brasília – DF, 2021, 22p.

DAL MOLIN, F. L. Concreto: as origens e a evolução do material construtivo mais usado pelo homem. In: ISAIA, G. C (Editor). Concreto: material construtivo mais consumido no mundo – volume I. São Paulo: IBRACON, 2011.

FIGUEIREDO, G. S. Análise Da Substituição Parcial do Cimento pelo Resíduo de Beneficiamento de Mármore e Granito (RBMG) na Produção de Concretos. 2019. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.

GOMES, M.C.V. Análise do efeito do tamanho da partícula na resposta termoluminescente do quartzo natural. 2010. Iniciação Científica (Graduação) - Curso de Engenharia de Minas, Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Pernambuco, 2010.

HAGEMANN, S. E. Materiais de construção básicos. Rio Grandense: Instituto Federal Sul-rio-grandense, 2011.

OLIVEIRA, C. N. Aplicação de Resíduos Oriundos do Corte de Rochas Ornamentais na Produção de Cosméticos. In:XVII Jornada de Iniciação Científica CETEM/MCT. Rio de Janeiro, p. 123-129, 2009.

PEREIRA, L.S. Influência do uso dos resíduos de corte de granito como fíler no desempenho do concreto. 2016. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.

PERUZZI, A. P. Comportamento das fibras de vidro convencionais em matriz de cimento Portland modificada com látex e adição de sílica ativa. 2002, 111f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) Universidade de São Carlos - UFSCar, São Carlos, 2002.

PETRY, N.S; DELONGUI, L.; MULLER, A. L.; MASUERO, A. B.; DAL MOLIN, D. C. C.Avaliação do uso de resíduos de marmoraria na produção de concretos. IMED, Revista de Arquitetura IMED, Passo Fundo, vol. 6, n. 2, p. 71-92, Jul.-Dez., 2017 - ISSN 2318-1109.

SANTOS, L.S. Processo Produtivo e Geração de Resíduos de Corte de Mármores e Granito em Marmorarias DE Rio Verde/GO. 2020. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde, Rio Verde, 2020.

SANTOS, R. A.; LIRA, B. B; RIBEIRO, A. C. M. Argamassa com substituição de agregado natural por resíduo de britagem de granito. Revista Holos, Rio Grande do Norte, v. 5, p. 125-135, nov. 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2021.

SILVA, Y. J. A. B.; NASCIMENTO, C. W. A.; BIONDI, C. M.; SILVA, T. H. S.; GALVÃO, R. R. F.; SILVA, R. R. F. Caracterização petrográfica, mineralógica e da composição química de granitos tipos I e S em Pernambuco. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solos, 35., 2015, Natal. Congressos. Pernambuco: O Solo e Suas Múltiplas Funções, 2015. p. 1-4. Disponível em: https:. Acesso em: 09 maio 2022.
Publicado
2024-10-09
Como Citar
Alves Santana, J., Silva do Nascimento, L., & Jacques Nunes, R. (2024). Estudo da influência do uso de resíduos de marmoraria no desempenho de concretos. Revista Tecnológica, 32(1), 139-156. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v32i1.65896