POTENCIALIDADE DE APLICAÇÃO DE UHPC EM ESTRUTURAS MISTAS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA

Palavras-chave: Materiais avançados, energia eólica, estruturas mistas, concreto reforçado com fibras

Resumo

O grande crescimento da demanda por energia renovável nos últimos anos tem representado um desafio à engenharia estrutural pela necessidade de estruturas maiores e mais esbeltas para aumento da capacidade de geração. Demandas de mercado tem resultado na substituição de torres e plataformas em aço por estruturas de concreto armado, que podem incorporar novos materiais avançados. Neste trabalho é apresentada uma revisão bibliográfica sobre o uso de concreto de ultra alta performance em estrutura mistas para sistemas onshore e offshore de geração de energia eólica. Incialmente são apresentadas as prescrições normativas específicas para uso do concreto armado em plataforma offshore. As propriedades do concreto de ultra alta performance (UHPC) bem como as aplicações em estruturas para geração de energia são discutidas. Os resultados indicam que é possível reduzir a armadura passiva de estruturas de concreto armado com o uso de materiais cimentícios avançados e que há a possiblidade de aplicações desses materiais em elementos mistos aço-concreto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Lopes Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana. Engenheiro Civil pela UEFS, com mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela UFRJ, e pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa de Estagio Senior/CAPES. Especialista em Gestão da Inovação Tecnológica (UEFS). Coordena o Grupo de Pesquisa Materiais e Produtos com Fibras Vegetais (PROFIV)  para estudo numérico e experimental de sistemas construtivos que incorporem fibras vegetais, em colaboração com a NUMATS/COPPE/UFRJ, UESC, UFBA, USP e UMInho/Portugal. Atua como Docente Permanente do Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental e da Especialização em Engenharia Estrutural, da Universidade Estadual de Feira de Santana, e como Docente Permanente do Doutorado em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia. Pesquisador do LEDMA/UFBA e NUMATS/UFRJ. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Ciência dos Materiais e Tecnologias Não convencionais (ABMTENC), Membro do Comitê CB02 da ABNT e do CT 303 ABECE/IBRACON.

Mojtaba Maali Amiri, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador visitante do programa de recursos humanos da ANP (PRH18-ANP) do programa de Engenharia Oceânica da COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)(2020). Formado em Engenharia Naval (Hidrodinâmica) pela Universidade de Tecnologia Amirkabir (2011), Teerã-Irã, e tem mestrado em Engenharia Naval (Hidrodinâmica) pela Universidade de Tecnologia Sharif (2013), Teerã-Irã e um DsC em Ocean Engenharia pela COPPE/UFRJ (2018). Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica e energias renováveis no oceano, com ênfase em Hidrodinâmica de Navios e Sistemas Oceânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: manobrabilidade, comportamento hidrodinâmico, estabilidade dinâmica de sistemas oceânicos e aplicação de CFD para problemas de engenharia naval e oceânica. Atualmente trabalha como pesquisador no Grupo de Energia Renovável Offshore (GERO) no comportamento hidroaeroestrutural de turbinas eólicas offshore flutuantes de grande escala.

Milad Shadman, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia Oceânica pela UFRJ. Professor visitante do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua na área de sistemas de energia renovável offshore. Membro do Grupo Offshore de Energia Renovável (GERO) da UFRJ. Diretor da Associação Panamericana de Energias Renováveis Oceânicas (PAMEC.Energy). Coordenador do Comitê de Estudos de Energias Renováveis Marinhas e membro do Comitê de Estudos Eólicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - IEC-TC114 e 88. Membro do Comitê Técnico de Energias Renováveis Eólicas e Oceânicas Offshore da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA). Suas principais áreas de pesquisa incluem o projeto e análise de sistemas de energia renovável offshore, incluindo conversores de energia das ondas, turbinas eólicas flutuantes, conversores de gradiente térmico, energia solar offshore, ondas eólicas híbridas e sistemas eólico-solares flutuantes, dessalinização usando fontes renováveis offshore e hidrogênio. produção utilizando energia eólica offshore.

Feng Junkaic, China National Offshore Oil Company

Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da CNOOC-Brasil, desde 2022. Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade de Petróleo da China (CUP), Pequim,  mestrado em Engenharia Mecânica e Eletrônica pela CUP e doutorado em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Foi professor (2017 a 2018) e, em seguida, pesquisador assistente (2019) na Safety and Ocean Engineering College, China University of Petroleum, Pequim.

Segen Farid Estefen, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Diretor-Geral do Instituto Nacional de Investigação Oceânica. Professor Emérito de Estruturas Oceânicas e Engenharia Submarina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Grupo de Energia Renovável Offshore da COPPE. Membro da Academia Brasileira de Ciências. Membro da Academia Nacional de Engenharia. Doutorado Imperial College Londres. Prêmio de Excelência Nobuo Oguri da Sociedade Brasileira de Arquitetura Naval. Prêmio Lobo Carneiro de Excelência Acadêmica - UFRJ. Medalha Tamandaré da Marinha do Brasil. Membro do 111 Projeto Inovação da China Foreign Experts Affairs. Fellow Society for Underwater Technology (Reino Unido). Membro da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME). Autor de 280 artigos em periódicos e conferências internacionais. Coordenação de mais de 50 projetos para a indústria offshore.

Romildo Dias Toledo Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia, Pesquisador 1A do CNPq e Cientista do Nosso Estado (CNE)-FAPERJ, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1983), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro num programa sanduíche com o Imperial College-Londres (1997) e pós-doutorado na TU-Dresden, Alemanha. Professor Titular do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ, é Diretor Executivo do Parque Tecnológico da UFRJ, Diretor de Relações Internacionais da ANPROTEC, ex-Diretor Geral, ex-Vice Diretor e ex-Diretor de Tecnologia e Inovação da COPPE-UFRJ. É também Coordenador do Núcleo de Materiais e Tecnologias Sustentáveis (NUMATS/POLI/COPPE), Chefe da área de Materiais do Laboratório de Estruturas e Materiais (LABEST) da COPPE, Presidente do Conselho do Centro Brasil-China de Mudanças Climáticas e Energias Renováveis, Membro do INBAR Bamboo Construction Task Force, Membro da RedLat ODS e Vice-presidente da Associação Brasileira de Materiais e Tecnologias não Convencionais. Sua atuação acadêmica se dá nas áreas de Materiais e Sustentabilidade nas Construções, atuando principalmente nos seguintes temas: sequestro de carbono, integridade de sistemas cimentíceos, materiais cimentíceos nanoestruturados, materiais cimentíceos de baixo impacto ambiental, pastas de cimentação, aproveitamento de biomasses e bambu, edificações e mudanças climáticas, eficiência energética nas construções, análise de ciclo de vida (ACV), materiais compósitos a base de cimento (FRC,HPFRC,UHPFRC, SHCC),aproveitamento de resíduos sólidos (urbanos, construção e demolição, agrícolas e industriais) nas construções, concretos especiais: bio-concreto, concreto de alto desempenho, concreto autoadensável, concreto refratário, concretos para barragens de concreto.

Referências

ABS, ABOS. Guide for Building and Classing Bottom-Founded Offshore Wind Turbine Installations. 2013.
ABS, ABOS. Guide for building and classing floating offshore wind turbine. The American Bureau of Shipping, Houston (TX), USA, 2020.
AZMEE, N. M.; SHAFIQ, N. Ultra-high performance concrete: From fundamental to applications. Case Studies in Construction Materials, v. 9, p. e00197, 2018.
Bureau Veritas, NI 594. Design and Construction of Offshore Concrete Structures, 2017
DACHOLLOM, G. L.; HEJAZI, F.; YUSUF, B. Development of ultra high-performance fiber reinforced concrete barge for 5 MW wind turbine. Structures. p. 1349-1368, 2023.
DNV (Det Norske Veritas). Offshore Conrete Structures. Offshore Standard DNV-OS-C502, 2004.
DNV (Det Norske Veritas). DNVGL-ST-0119: Floating wind turbine structures. Report, DNV GL, URL https://rules. dnvgl. com/docs/pdf/DNVGL/ST/2018-07/DNVGL-ST-0119. pdf, 2018.
EDWARDS, E. C.; HOLCOMBE, A.; BROWN, S.; RANSLEY, E.; HANN, M.; GREAVES, D. Evolution of floating offshore wind platforms: A review of at-sea devices. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 183, p. 113416, 2023.
EWART, L. B.; BARLTROP, N.; THIES, P. R.; STRATFORD, T. Advanced concrete materials for offshore floating structures. 7th International Conference on Ocean Energy, Cherbourg, France, 2018.
FERNANDEZ, R.P.; PARDO, M. L.. Offshore concrete structures. Ocean Engineering, v. 58, p. 304-316, 2013.
GONG, J.; MA, Y.; FU, J.; HU, J.; OUYANG, X.; ZHANG, Z.; WANG, H. Utilization of fibers in ultra-high-performance concrete: A review. Composites Part B: Engineering, v. 241, p. 109995, 2022.
HAAR, C.V.D.; MARX, S. Design aspects of concrete towers for wind turbines. Journal of the South African Institution of Civil Engineering, v. 57, n. 4, p. 30-37, 2015.
JAMMES, F. X.; CESPEDES, X.; RESPLENDINO, J. Design of offshore wind turbines with UHPC. In: Proceedings of International Symposium on Ultra-High Performance Fiber-Reinforced Concrete. Marseille, France. 2013. p. 443-452.
LAGO, B. D.; FLESSATI, L.; MARVEGGIO, P.; MARTINELLI, P.; FRARACCIO, G.; DI PRISCO, C.; DI PRISCO, M. Experimental tests on shallow foundations of onshore wind turbine towers. Structural Concrete, v. 23, n. 5, p. 2986-3006, 2022.
LIN, L. et al. Damage evolution and failure analysis of the advanced transition segment behavior of wind turbine tower. Engineering Failure Analysis, v. 152, p. 107527, 2023a.
LIN, Y.; YAN, J.; WANG, Z.; ZOU, C. Theoretical models and reliability assessment of steel-UHPC-steel composite beams in offshore structures. Ocean Engineering, v. 271, p. 113739, 2023b.
MARKOWSKI, J.; LOHAUS, L. Winding Reinforced UHPC Sandwich Structures for Lightweight Jackets for Offshore Megastructures. Journal of Physics: Conference Series. IOP Publishing, p. 012027, 2019.
MATHERN, A.; VON DER HAAR, C.; MARX, S. Concrete support structures for offshore wind turbines: Current status, challenges, and future trends. Energies, v. 14, n. 7, p. 1995, 2021.
SOBEK, W.; PLANK, M.; FRETTLÖHR, B.; RÖHM, J.; CORVEZ, D. Conceptual design of an UHPFRC tower structure in segmental construction for offshore wind turbines. In: Proceedings of International Symposium on Ultra-High Performance Fiber-Reinforced Concrete. 2013. p. 423-432.
TOADER, T.N.; SCHMEER, D.; SOBEK, W. Concept for an onshore tower structure made of UHPFRC segments for wind turbines. Acta Technica Napocensis: Civil Engineering & Architecture, v. 62, n. 1, 2019.

WALIA, D.; SCHIINEMANN, P.; KUHL, M.; ADAM, F.; HARTMANN, H.; GROßMANN, J.; RITSCHEL, U. Prestressed ultra high performance concrete members for a TLP substructure for floating wind turbines. In: ISOPE International Ocean and Polar Engineering Conference. ISOPE, 2017. p. ISOPE-I-17-304.
WU, X.; ZHANG, X.; BHATTARAI, H. B.; HWANG, H. J.; YANG, J.; KANG, S. Structural Behavior Analysis of UHPC Hybrid Tower for 3-MW Super Tall Wind Turbine Under Rated Wind Load. International Journal of Concrete Structures and Materials, v. 16, n. 1, p. 1-13, 2022.
YAN, J. B.; WANG, J. Y.; LIEW, J. R.; QIAN, X.; & ZONG, L. Ultimate strength behaviour of steel–concrete–steel sandwich plate under concentrated loads. Ocean Engineering, v. 118, p. 41-57, 2016.
ZHOU, Z.; CHEN, C.; SHEN, X.; ZHOU, X.; HUA, X. Conceptual Design of a Prestressed Precast Uhpc-Steel Hybrid Tower to Support a 15 Mw Offshore Wind Turbine. Available at SSRN 4553891., 2023.
Publicado
2024-07-19
Como Citar
Lima, P. R. L., Amiri, M. M., Shadman, M., Junkaic, F., Estefen, S. F., & Toledo Filho, R. D. (2024). POTENCIALIDADE DE APLICAÇÃO DE UHPC EM ESTRUTURAS MISTAS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA. Revista Tecnológica, 33(1), 37-45. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v33i1.72072