Desenvolvimento de concretos para vedações verticais moldadas in loco

  • Helenice Maria Sacht Universidade do Minho
  • João Adriano Rossignolo USP
Palavras-chave: Concreto tradicional, Concreto leve, Paredes de concreto moldados in loco, Habitação de interesse social.

Resumo

O crescente déficit habitacional no Brasil deve impulsionar a busca por soluções tecnológicas para o desenvolvimento de habitações com baixo custo e desempenho satisfatório. No sistema construtivo de painéis de concreto moldados in loco, que está sendo empregado para a produção de habitações atualmente, o concreto tem um papel fundamental na execução e no desempenho dos painéis de vedação. Em relação aos materiais empregados foram caracterizados concretos leves (com agregados leves) e concretos tradicionais para emprego nesse sistema construtivo. O concreto tradicional com massa específica de 2400 kg/m³ foi indicado para esse sistema construtivo, por apresentar melhor desempenho térmico dentre os demais avaliados por meio de simulações computacionais para aplicação em tipologias térreas e multipavimentos. A partir daí apresenta-se um estudo de caracterização que considera além de desempenho térmico adequado, outros aspectos relacionados ao concreto tradicional (2400 Kg/m³) para emprego no sistema construtivo de painéis de concreto moldados in loco. Foram obtidas especificações de dosagem de dois tipos de concretos com massa específica de 2400 kg/m³, sendo um deles com cimento CPII E 32 e outro com CPIII 40 RS, que apresentaram aos 28 dias, respectivamente: resistência à compressão de 31,6 e 26,0 MPa; módulo de deformação de 34,4 e 32,6 GPa; absorção de água por imersão de 3,1 e 2,7% e resistência à tração por compressão diametral de 2,6 MPa para ambos tipos de cimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Adriano Rossignolo, USP
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciência e Eng. de Materiais com Sanduíche no LNEC pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor doutor da Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de concretos especiais e microestrutura do concreto.
Publicado
2010-01-06
Como Citar
Sacht, H. M., & Rossignolo, J. A. (2010). Desenvolvimento de concretos para vedações verticais moldadas in loco. Revista Tecnológica, 17(1), 81-94. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v17i1.8140